O médico veterinário Luís Alberto Müller é o representante brasileiro no ciclo de palestras do 2o Congresso Mundial da Raça Brangus, que acontece na Argentina, entre os dias 21 e 30 de julho de 2003. Convidado pela Asociación Argentina de Brangus, entidade organizadora do evento, Luís Müller preparou uma apresentação sobre a pecuária de corte nacional e a participação da raça Brangus na evolução do setor. A palestra está marcada para o dia 30 (quarta-feira).
Luís Müller acompanha a trajetória do Brangus no Brasil há muito tempo e é um dos responsáveis pelo avanço destes animais na região central do País. “Esta é uma raça resistente, precoce e versátil, o que faz dela uma excelente opção para as condições de criação do Brasil Central. Além disso, leva o sangue Angus, garantindo a qualidade da carne desejada nos principais mercados consumidores”, explica. Para o médico veterinário, grande trunfo do Brangus é a relação custo/benefício. “O preço de animais Brangus de produção é relativamente baixo, considerando os benefícios que proporcionam”, justifica.
Nos últimos quatro anos, a raça apresentou rápida e consistente expansão, no Brasil. Apesar da crescente demanda, o preço dos produtos Brangus não foi inflacionado. Essa condição atraiu grande número de novos criadores, em especial produtores que vivem exclusivamente da pecuária e buscam touros eficientes para o trabalho a campo.
Luís Müller defende uma postura firme dos selecionadores brasileiros em relação à qualidade genética dos rebanhos, pois, segundo ele, é condição imprescindível para assegurar o crescimento da raça. Essa pressão de seleção garantiu à Argentina posição de destaque entre os fornecedores de genética Brangus. Tanto que grande parte dos criatórios brasileiros da raça tem influência dos produtos argentinos.
Fonte: Assessoria de imprensa Brangus