A convite do pecuarista Rubens de Carvalho, proprietário da fazenda Brumado, um grupo de 36 criadores de brahman dos Estados Unidos está visitando o Brasil para conhecer o trabalho que está sendo feito aqui pelos pecuaristas em relação ao brahman. Os norte-americanos participaram do 2o Leilão Brahman Brumado, realizado em Barretos (SP), e visitaram centrais de inseminação e a sede da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, em Uberaba (MG). “Eles ficaram realmente impressionados com o potencial do Brahman brasileiro e com o resultado do cruzamento entre essa raça e o Nelore,” conta entusiasmado Rubikinho de Carvalho, filho de Rubens, que acompanhou os visitantes.
O vice-presidente da American Brahman Breeders Associations (ABBA), Jim Reeves, admitiu categoricamente que “o brilhantismo dos pecuaristas brasileiros em selecionar as raças zebuínas e o sucesso do cruzamento entre o Brahman e o Nelore farão com que o país seja, em breve, o primeiro exportador de carne in natura do mundo”. Reeves, esteve por outras vezes no Brasil e conhece bem a história do Brahman que hoje se adapta tão bem em solo tropical. “Em 30 anos que trabalho e viajo pelo mundo, jamais vi o cruzamento de duas raças tão bem aproveitadas como no Brasil. Nos três últimos anos, o preço dos animais brahman tem alcançado o da raça nelore que é mais difundida por aqui,” afirma.
A Brumado foi a primeira propriedade a importar o Brahman, em 1994, segundo Rubikinho de Carvalho. Para o presidente da ABCZ, José Olavo Borges Mendes, o encantamento dos norte-americanos tem uma explicação simples: “estamos trabalhando há anos para chegar onde chegamos. Mas, os resultados não param por aí. Queremos estar no topo do mercado de exportações. Isso só é possível graças ao trabalho incessante dos pecuaristas brasileiros no aprimoramento da seleção dos animais e à união entre as associações,” destaca. José Olavo afirma que o acesso dos pecuaristas às novas tecnologias de melhoramento genético e de controle do acasalamento é fundamental para garantir que o Brasil figure em primeiro lugar entre as nações de maior destaque nas exportações de carne bovina.
Fonte: Assessoria de imprensa da ABCZ