Os norte-americanos estão subnutridos, disseram os representantes da Associação Nacional dos Produtores de Carne Bovina (National Cattlemen’s Beef Association – NCBA) dos Estados Unidos para o vice-secretário de Nutrição e Serviços ao Consumidor do Departamento de Agricultura do país (USDA), Eric Bost, em uma reunião ocorrida em Washington.
“Nós gostaríamos de ver mais ênfase no papel dos nutrientes da carne bovina em uma dieta saudável quando as Diretrizes Dietéticas para Americanos de 2005 forem delineadas”, disse o presidente do Comitê de Nutrição e Saúde, Wade Zimmerman.
Mais de 250 produtores de carne bovina se reuniram em Washington para participar da Conferência Legislativa de Primavera da NCBA.
Muitas crianças em idade escolar estão com carência de nutrientes chave, como zinco e ferro, prontamente encontrados na carne bovina, disse Zimmerman, informando aos oficiais do USDA que a falta destes nutrientes afeta a habilidade de aprendizado das crianças.
“Todos nós queremos que os jovens da América sejam o mais saudável possível”, disse a Diretora Associada de Política Alimentar da NCBA, Leah Wilkinson. “Muitas dietas de crianças estão com carência de vitaminas e minerais necessários para manter uma vida ativa e saudável. Incluindo carne bovina na dieta é possível fornecer muitos destes nutrientes essenciais”.
Ela disse também que a NCBA está comprometida em fornecer informações verdadeiras e atualizadas para os consumidores sobre a carne bovina. “Uma dieta saudável para os americanos de todas as idades inclui itens de cada grupo de alimentos em porções razoáveis, associados a exercícios”.
O vice-secretário Bost disse aos produtores de carne que a estratégia do USDA para uma dieta saudável inclui equilíbrio, moderação e atividade física. A indústria de carne bovina pode ajudar a garantir que a carne seja incluída nas recomendações dietéticas através da divulgação de mensagens nutricionais sobre o produto, disse ele. A indústria precisa continuar mantendo o foco na elaboração de produtos saudáveis e seguros. Quando o governo federal der início ao desenvolvimento das Diretrizes Nutricionais de 2005, alimentos saudáveis e seguros serão a prioridade inicial de Bost.
Durante a reunião, os produtores de carne dos EUA dividiram os dados atualizados sobre o perfil nutricional da carne bovina, bem como informações sobre pesquisas referentes à segurança alimentar deste produto e sobre os esforços de educação do consumidor.
O USDA e o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA divulgaram a quinta edição de suas Diretrizes Nutricionais para os Americanos em 2000. A cada cinco anos estas diretrizes são atualizadas, designadas a ajudar os norte-americanos a levar uma vida mais saudável. De acordo com esta política, a NCBA trabalhará junto aos dois departamentos para garantir que a carne bovina receba uma consideração cuidadosa no desenvolvimento do guia de 2005.
Fonte: MeatNews.com, adaptado por Equipe BeefPoint