O leitor do BeefPoint, Manoel Terra Verdi, nos enviou uma carta onde questionava a redução registrada no valor de indicador Esalq/BM&FBovespa boi gordo a prazo nesta segunda-feira e sugeria que o Cepea poderia ter cometido algum erro. Entramos em contato com o Cepea que nos explicou que um dos motivos para esta retração foi um causada por uma diminuição nos prazos dos negócios efetuados no Estado.
O leitor do BeefPoint, Manoel Terra Verdi, nos enviou uma carta onde questionava a redução registrada no valor de indicador Esalq/BM&FBovespa boi gordo a prazo nesta segunda-feira e sugeria que o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada – Esalq/USP (Cepea) poderia ter cometido algum erro em seu levantamento do preço da arroba em São Paulo. Clique aqui para ver esse comentário.
Entramos em contato com o Cepea que nos explicou os motivos para esta redução no valores divulgados e nos enviou a seguinte carta para esclarecer esta dúvida:
“Boa tarde, sr. Manoel.
Felizmente, a equipe BeefPoint dividiu conosco do Cepea, responsáveis pela elaboração do Indicador do Boi ESALQ/BM&FBovespa, o seu comentário.
Podemos, então, auxiliá-lo na compreensão dos dados que publicamos e pelos quais nos responsabilizamos.
Há pelo menos três semanas, em nossas conversas com vendedores, compradores e intermediários, temos visto o aumento dos negócios à vista a valores que anteriormente eram oferecidos somente nas vendas com pagamento a prazo. Conforme os próprios agentes de mercado, isso tem ocorrido pela dificuldade de compras, que exige de compradores reajustes dos valores pagos e/ou diminuição do prazo.
Em nossas análises semanais enviadas para os colaboradores do Cepea e também para as agências de notícias Estado e Bloomberg (internacional) temos escrito sucessivamente sobre esse assunto, cientes de que o que está ocorrendo chama a atenção e merece explicações, todas elas contidas nessas divulgações do Cepea.
Veja também um breve comentário sobre essa situação em nosso site: “Assim, muitos compradores consultados pelo Cepea chegam a pagar os valores máximos do intervalo vigente – que são aqueles ofertados a prazo -, mas encurtando o prazo de pagamento ou até mesmo quitando à vista” Publicado em: 05/08/2010, em http://www.cepea.esalq.usp.br/imprensa/?id_page=340&id_art=3600.
Quanto a influências sobre o mercado futuro, não temos como nos responsabilizar por isso. Ao elaborar o Indicador do boi bem como das outras 24 commodities que o Cepea pesquisa continuamente objetivamos apresentar médias de negócios do MERCADO FÍSICO, sendo sempre consultados COMPRADORES e VENDEDORES, jamais uma só das pontas do negócio.
Nosso grupo de colaboradores está aberto a novos participantes que atendam às condições específicas de cada projeto. Caso tenha interesse, podemos conversar diretamente.
Estamos à disposição para outros esclarecimentos sobre as pesquisas do Cepea”.
Atenciosamente,
Ana Paula Silva
Comunicação Cepea
Equipe BeefPoint
0 Comments
Metologias a parte o preço a prazo não pode ser inferior ao preço a vista…pode no máximo ser igual.