Dia de Campo da Raça Caracu
19 de agosto de 2003
Análise Semanal – 21/08/03
21 de agosto de 2003

USDA deverá ampliar testes para detectar EEB nos EUA

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) quer ampliar o seu poder na realização de testes da Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), a doença da “vaca louca”, para animais doentes ainda na fazenda, de forma que a carne contaminada pela doença não chegue à oferta de alimentos.

Os veterinários do USDA têm poder de obter amostras de animais que morrem no campo, mas quando se trata de animais “debilitados”, que estão muito doentes e que nem mesmo conseguem ficar em pé, o departamento espera até que eles sejam trazidos para o abatedouro para coletar amostras.

Segundo o veterinário do USDA, Peter Fernandez, “a questão aqui é que muitas vezes esses animais não conseguem chegar aos abatedouros. Essa norma será uma forma de tentar obter acesso a quaisquer animais na fazenda”.

O Serviço de Inspeção da Saúde dos Animais e das Plantas (Aphis), declarou que acredita que “os animais mortos e debilitados representam o mais provável e importante caminho que não foi aventado nas tentativas anteriores para reduzir os riscos da EEB”.

Fonte: Gazeta Mercantil, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.