Esta questão foi colocada por Ciro Siqueira em seu blog: Código Florestal Brasileiro. Ao invés de se preocupar tanto com a reserva legal, não seria mais eficaz aumentar e efetivar a quantidade de Unidades de Conservação, como os Parques Nacionais, Terras Indígenas e Florestas Nacionais?
Esta questão foi colocada por Ciro Siqueira em seu blog: Código Florestal Brasileiro.
“Se olharmos fotos de satélite, veremos que a reserva legal serve apenas para formar “clusters” de mata sem contiguidade. São várias pequenas “ilhas” não contíguas de mata, cada uma em uma propriedade diferente”, analisa Siqueira.
Ao invés de se preocupar tanto com a reserva legal, não seria mais eficaz aumentar e efetivar a quantidade de Unidades de Conservação, como os Parques Nacionais, Terras Indígenas e Florestas Nacionais?
Deixe sua opinião utilizando o box de cartas do leitor abaixo.
0 Comments
A lógica original da instituição da reserva legal não era ecologica e sim de garantia de suprimento de madeira. Nestes termos as “ilhas isoladas” não eram um problema e sim uma garantia de distribuição geográfica da fonte de energia oriunda da madeira. Como contribuição ecologica a formação de parques e corredores seriam mais efetivas.