Vacinação obrigatória diminui casos de raiva no MS
25 de agosto de 2003
CPI das Carnes do RS quer investigação simultânea
27 de agosto de 2003

Missão chilena inspeciona frigoríficos brasileiros

Uma missão composta por dois veterinários do Serviço Agrícola e Pecuário do Chile iniciou ontem (25) uma visita a dez frigoríficos brasileiros de carne bovina habilitados a exportar ao mercado chileno. O objetivo é auditar o processo de tipificação de carcaças feito por certificadoras brasileiras.

Acompanhados por um veterinário brasileiro do Serviço de Inspeção Federal (SIF), os técnicos iniciarão o trabalho pela Cooperativa Industrial de Carnes e Derivados de Goiás, em Goiânia. Após inspecionar outros estabelecimentos no estado, a missão viaja para Barra do Garça (MT).

Na quinta-feira (28), os técnicos chilenos estarão no estado de São Paulo para auditar indústrias em São José do Rio Preto, Barretos, José Bonifácio, Promissão, Presidente Prudente e Nova Andradina, onde permanecerão até dia 1o de setembro. Na terça-feira (02), a missão visitará o Frigorífico Bertin, em Naviraí (MS).

Em seguida, serão visitados estabelecimentos de abate em Bagé (RS). A conclusão das inspeções ocorrerá no dia 6 de setembro, com uma reunião técnica na sede da Delegacia Federal da Agricultura do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Na ocasião, será feito um balanço dos resultados da visita aos cinco estados brasileiros.

Exportação

Segundo o Mapa, os frigoríficos exportadores de carne bovina aumentaram em 12% o volume de animais abatidos em julho deste ano em comparação com julho de 2002, evoluindo de 441,4 mil para 495,9 mil cabeças. As quatro maiores indústrias, que respondem por 80% das vendas externas de carne bovina, aumentaram o abate em 20% no mesmo período.

O ministério atribui esse aumento à aceitação por parte do setor privado do Sistema Brasileiro de Identificação e Certificação de Origem Bovina e Bubalina (Sisbov).

Atualmente, o Brasil tem 4,6 milhões de animais cadastrados no Sisbov e sete milhões de números de identificação distribuídos para pecuaristas, além de 20 certificadoras credenciadas.

Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Gazeta Mercantil (por Riomar Trindade), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.