Gabriela Giacomini – zootecnista e gerente de operações do Programa Montana
Ao longo desses anos, como gerente do Programa Montana, recebo sempre a mesma pergunta: “qual é o resultado esperado no cruzamento do Montana com a minha vacada Nelore?”
Durante este último mês, realizando visitas em fazendas do patanal sul-matogrossense, tive mais uma boa oportunidade de verificar (e fotografar) os resultados.
O Composto Montana foi desenvolvido no Brasil para trabalho nas condições brasileiras de clima e pastagens. O Montana é a melhor opção para cruzamento industrial existente no mercado, uma ferramenta imprescindível para quem quer aumentar produtividade e, consequentemente, aumentar a rentabilidade.
Diversas são as opções de cruzamento, mas apenas o Montana oferece a garantia de manutenção de heterose ao longo das gerações, uso dos melhores touros de cada raça para formação do composto, além da confiança de uma avaliação genética sólida e consistente, com quase 20 anos de coleta de dados e avaliação dos animais.
Exatamente por ser um composto, o Montana se encaixa bem para trabalho com qualquer tipo de vaca, maximizando resultados em diversas situações de manejo, cruzamentos e clima.
É fato que a maioria das vacas do rebanho brasileiro é Nelore, ou zebuínas, daí a recorrência da pergunta: “posso usar o touro Montana na minha vacada anelorada?” A resposta é “sim”!
O uso de touros Montana em vacas Nelore causa um incremento de produtividade imediato. As vacas Nelore são ótimas mães e podem criar muito bem um bezerro que desmama mais pesado, na mesma área. O touro Montana trabalha a campo com as vacas zebuínas, produzindo bezerros 20 a 30% mais pesados na desmama. Os garrotes filhos do cruzamento Montana x Nelore vão para o abate mais cedo e bem terminados, com carne de qualidade. As novilhas produzidas são mais precoces e férteis, podendo ser introduzidas no rebanho de matrizes na fazenda.
Para finalizar, se alguém tiver dúvidas se deve cruzar suas vacas Nelore com touros Compostos Montana a resposta é simples: “Fique tranquilo e colha os resultados de uma safra mais pesada no bolso!”
Para saber mais entre em contato pelo box abaixo: