Mercado Físico da Vaca – 07/04/11
7 de abril de 2011
Mercados Futuros – 08/04/11
11 de abril de 2011

Reino Unido: cresce as vendas de carne bovina orgânica

O último relatório sobre o mercado orgânico do Reino Unido, publicado pela UK Soil Association, mostra que as vendas de produtos orgânicos caíram em 5,9%, para US$ 2,8 bilhões, em 2010. As vendas totais anuais de itens comestíveis no Reino Unido foram de cerca de US$ 100 bilhões. Entretanto, o relatório foi cautelosamente otimista para 2011. Apesar da frágil confiança dos consumidores na economia, o relatório afirma que existem sinais de resistência e recuperação do setor orgânico em geral. As maiores histórias de sucesso foram as vendas de carne bovina orgânica (+18%) e de alimentos orgânicos para bebês (+10,3%).

O último relatório sobre o mercado orgânico do Reino Unido, publicado pela UK Soil Association, mostra que as vendas de produtos orgânicos caíram em 5,9%, para US$ 2,8 bilhões, em 2010.

As vendas totais anuais de itens comestíveis no Reino Unido foram de cerca de US$ 100 bilhões. Entretanto, o relatório foi cautelosamente otimista para 2011. Apesar da frágil confiança dos consumidores na economia, o relatório afirma que existem sinais de resistência e recuperação do setor orgânico em geral. As maiores histórias de sucesso foram as vendas de carne bovina orgânica (+18%) e de alimentos orgânicos para bebês (+10,3%).

O relatório mostrou que os compradores gastaram mais de US$ 53 milhões por semana em produtos orgânicos no Reino Unido e que 86% das famílias agora compram produtos orgânicos.

Apesar de as vendas em vários varejistas terem caído em 7,7%, para US$ 2 bilhões, Waitrose e Marks & Spencer anteciparam um modesto crescimento para 2011, enquanto Tesco, Sainsbury’s, Morrisons e Co-operative previram o mesmo nível de vendas do ano anterior. As vendas nos supermercados representaram 72,3% do mercado de orgânicos do Reino Unido em 2010.

“Existem poderosas evidências de que os consumidores que se preocupam com os diversos benefícios dos orgânicos se manterão fieis, mesmo durante esses períodos econômicos complicados. Dadas as atuais incertezas no Reino Unido e na economia global, seria imprudente fazer quaisquer previsões sobre o futuro do mercado orgânico. Porém, a instabilidade causada pela mudança climática crescimento populacional e depleção de recursos significam que os negócios como estão na produção de alimentos e agrícola não são uma opção”, disse o vice-diretor da Associação, Roger Mortlock.

A reportagem é do MeatingPlace.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.