A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) estão realizando a sorologia em bovinos e bubalinos de sete a 12 meses de idade, em 80 propriedades do Estado. O objetivo é garantir a manutenção da área livre de febre aftosa no Mato Grosso do Sul.
Segundo o gestor de Defesa Sanitária Animal do Iagro e coordenador do Programa de Erradicação de Febre Aftosa, Afonso Dutra de Oliveira, nesta primeira fase de inquérito epidemiológico do rebanho de Mato Grosso do Sul estão sendo coletadas amostras de sangue de 4,2 mil animais. O trabalho deve ser concluído até a próxima segunda-feira (15).
Novas regras
A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) deve implantar em breve uma nova norma para evitar a entrada de gado clandestino em fazendas de Mato Grosso do Sul. A idéia é que o embarque e desembarque de animais nas propriedades recém-desinterditadas por suspeita de “lavagem de bovinos” passe a ocorrer somente mediante acompanhamento de fiscais do órgão.
O diretor-presidente do Iagro e secretário estadual de Produção e Turismo, José Antônio Felício, afirmou que já estão sendo providenciados técnicos de plantão no posto do Porto de Conceição, onde são feitos o embarque e o desembarque de gado no Paraguai.
Fonte: Correio do Estado/MS (por Rosana Siqueira) e Campo Grande News (por Fernanda Mathias), adaptado por Equipe BeefPoint