As exportações de carne bovina e de vitelo da Austrália caíram durante o mês de abril, com o dólar australiano muito valorizado e a redução na demanda de exportação, especialmente do Japão, influenciando os envios.
As exportações de carne bovina e de vitelo da Austrália caíram durante o mês de abril, com o dólar australiano muito valorizado e a redução na demanda de exportação, especialmente do Japão, influenciando os envios. Embora as exportações no mês tenham totalizado 73.784 toneladas – 1% a menos que no ano anterior, os envios totais nos primeiros quatro meses de 2011 foram ainda 6% maiores do que no mesmo período do ano anterior, de 279.888 toneladas, de acordo com dados do Departamento de Agricultura, Floresta e Silvicultura do país.
Também contribuindo para o declínio nas exportações durante o mês de abril esteve a redução nas ofertas de gado no final de março e começo de abril, depois das amplas chuvas nos estados orientais australianos. Além disso, a interrupção das atividades de processamento no final do mês devido ao período de Páscoa e ao feriado do dia das Forças Armadas da Austrália e Nova Zelândia (ANZAC), também impactaram nas ofertas de carne bovina.
Com a demanda ainda muito hesitante após os desastre naturais ocorridos em março, as exportações de carne bovina australiana ao Japão totalizaram 26.282 toneladas – 12% a menos que no mesmo período de 2010. As exportações à Coreia, embora tenham caído com relação aos volumes quase recordes registrados em fevereiro e março, foram maiores que no ano anterior, aumentando em 2%, para 10.953 toneladas.
As vendas aos Estados Unidos continuaram sendo impactadas pelo dólar australiano muito alto e pela maior competição de outros mercados, com as exportações em abril caindo em 20% com relação a 2010, para 13.247 toneladas. Outros importantes mercados que registraram declínio nas compras no mês são Taiwan (queda de 7% com relação ao ano anterior, para 2.519 toneladas) e Indonésia (queda de 76% com relação a 2010, para 769 toneladas).
Um mercado que registrou um aumento significante nas compras de carne bovina australiana foi o da Federação dos Estados Independentes, principalmente Rússia, com um aumento de 69% com relação ao ano anterior, para 6.950 toneladas.
A reportagem é do Meat and Livestock Australia (MLA), traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.