Nutrição e reprodução em bovinos
12 de setembro de 2003
Até quando?
16 de setembro de 2003

Missão brasileira tenta abrir mercado europeu para 355 municípios

Uma missão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) desembarca hoje em Bruxelas, na Bélgica, em busca da ampliação da área de exportação da carne bovina brasileira para a União Européia (UE) e também para derrubar barreiras ao ingresso de frango, impostas após ser detectada a presença do antibiótico nitrofurano em carregamentos brasileiros.

No caso da carne bovina, a meta é habilitar à exportação para o bloco a produção de 355 municípios de Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul que estão em áreas reconhecidas como livre de aftosa com vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) desde o ano 2000. “Isso significaria agregar ao potencial exportador do Brasil cerca de 20 milhões de bovinos”, disse o diretor do Departamento de Defesa Animal, João Cavalléro.

Os animais barrados pela UE estão em 288 municípios de Minas Gerais, 53 de Mato Grosso e 14 de Mato Grosso do Sul. No caso dos dois estados do Centro-Oeste, a restrição se deve à localização próxima à fronteira com a Bolívia e o Paraguai. “Os municípios de Mato Grosso do Sul estão impedidos de exportar à UE por causa de focos da doença no Paraguai, mas o Brasil já provou que os rebanhos estão livres da doença”, afirmou o presidente do fórum permanente de pecuária de corte da CNA, Antenor Nogueira. “Além disso, a fronteira da Bolívia foi declarada área livre da doença pela OIE”, completou.

Durante a última missão sanitária enviada ao Brasil, a UE alertou que o Brasil precisa cumprir a determinação de identificação da origem e do abate dos animais. A visita a áreas credenciadas no Centro-Oeste e a frigoríficos da Bahia e do Tocantins, que desejam exportar carne para a Europa, foi marcada por ressalvas ao sistema de defesa sanitária, o que levou o secretário de Defesa Sanitária, Maçao Tadano, a alertar que o setor pecuário nacional precisa reforçar os trabalhos nessa área.

Fonte: Gazeta Mercantil (por Carlos Bortolás), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.