Associação inglesa deseja fazer boicote à carne brasileira
18 de setembro de 2003
Apex assina contrato para investir na exportação de genética bovina
18 de setembro de 2003

Japão irá proibir carne bovina com osso para evitar transmissão de EEB

Os bifes do tipo T-bone produzidos no Japão e em alguns outros países serão proibidos na nação asiática depois que a Comissão de Segurança dos Alimentos japonesa decidiu que há um risco de a encefalopatia espongiforme bovina (EEB), conhecida como doença da “vaca louca”, ser transmitida através do consumo de carne bovina com osso, segundo divulgado na última sexta-feira.

O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem Estar do Japão planeja proibir que carne bovina com osso produzida nos países que já registraram casos de EEB, incluindo o próprio Japão, seja vendida no país. Esta carne não terá permissão para ser vendida para consumo ou usada em alimentos processados, segundo informaram fontes oficiais.

Depois de estudar a segurança do gânglio dorsal em espinha dorsal de bovinos, a comissão, afiliada ao Gabinete Oficial, chegou à conclusão de que consumindo o gânglio se tem o risco de consumir a medula óssea, que já foi listada como uma parte dos bovinos que pode transmitir EEB.

O governo já listou cérebro bovino, olhos, medula óssea e partes do intestino delgado como sendo de risco para consumo e determinou que a indústria de carnes removesse e incinerasse estas partes quando os bovinos fossem abatidos.

Entretanto, atualmente ainda é permitido a distribuição de espinhas dorsais de bovinos, e que carnes contendo estas espinhas dorsais – como os bifes T-bone – sejam vendidas. Além disso, as espinhas removidas de abatedouros e açougues estão sendo usadas para produzir essência de carne bovina e óleo de ossos.

O ministério vem discutindo como as espinhas dorsais bovinas poderiam ser manejadas depois que a Organização Internacional de Epizootias (OIE) revisou no ano passado as regulamentações internacionais sobre higiene animal e acrescentou espinhas dorsais à lista de partes dos bovinos inadequadas para consumo humano.

O Ministério japonês decidirá as medidas oficiais para regulamentar produtos contendo espinhas dorsais até o final do ano, depois de estudar como este produto está sendo distribuído.

Fonte: Yomiuri (por Yomiuri Shimbun), adaptado por Equipe BeefPoint

Comments are closed.