A genética da Cabanha Reconquista chegará ao prato do consumidor por meio do Grupo Ana Paula. Há cinco anos produzindo carnes de qualidade, a fazenda de Bagé (RS) anunciou uma parceria com a cabanha de Alegrete para o fornecimento de sêmen de um touro da raça angus com vários títulos de campeão. A finalidade é a melhora genética dos animais do rebanho destinados ao abate.
“Esse touro garantirá daqui a três anos a procedência de animais com elevados índices de aprimoramento genético”, garantiu o diretor do Grupo Ana Paula, Martim Luiz Teixeira da Luz.
O projeto entre os dois estabelecimentos surgiu a partir de pesquisa de opinião encomendada pelo grupo bageense. De acordo com o levantamento, 90% dos consumidores apontaram a maciez como primeiro item ao optar por determinada carne. O aroma e o sabor, entre outras características, foram indicados apenas por 10% dos entrevistados.
Nesse contexto, salientou Luz, o Rio Grande do Sul leva vantagem sobre os demais Estados porque seu rebanho é composto basicamente por raças britânicas, com centenas de anos em seleção genética.
Todo o banco genético do estabelecimento, montado com animais oriundos da Argentina e dos Estados Unidos, segundo José Paulo Cairoli, da Cabanha Reconquista, estará à disposição do Grupo Ana Paula. A ABS, de Rosário do Sul, será a empresa responsável pelo processo de inseminação.
Fonte: Zero Hora/RS, adaptado por Equipe BeefPoint