Ucrânia deve suspender importação de carnes brasileiras
21 de junho de 2011
Uruguai: frigoríficos baixaram preço da carne destinada ao mercado interno
21 de junho de 2011

Otávio Juliato: minhas impressões sobre o Happy-Hour BeefPoint, na Feicorte 2011

No último dia 17/06 realizei uma palestra no evento do BeefPoint, na maior feira indoor de negócios ligados a pecuária de corte do mundo, a Feicorte 2011, em São Paulo, SP. O evento foi marcado pela originalidade desde o início pois foi realizado em uma ambiente informal, durante um happy hour, baseado em um modelo de palestras criado nos Estados Unidos chamado Ignitetalk. Neste modelo cada palestrante tem o tempo total de 5 minutos para realizar sua apresentação, seguindo exatamente 20 slides que auto avançam a cada 15 segundos. Como tema, elegi um assunto que tenho muito interesse, Frigoríficos de pequeno porte, apesar de não trabalhar mais na área, gosto de pesquisar e estudar sobre o assunto.

No último dia 17/06 realizei uma palestra no evento do BeefPoint, na maior feira indoor de negócios ligados a pecuária de corte do mundo, a Feicorte 2011, em São Paulo, SP.

Como tema, elegi um assunto que tenho muito interesse, Frigoríficos de pequeno porte, apesar de não trabalhar mais na área, gosto de pesquisar e estudar sobre o assunto. Comentei sobre seu modelo de negócios, mostrei forças e fraquezas destas empresas e acabei concluindo porque prefiro te-los como parceiros comerciais ao invés dos grandes grupos.

O evento foi marcado pela originalidade desde o início pois foi realizado em uma ambiente informal, durante um happy hour, baseado em um modelo de palestras criado nos Estados Unidos chamado Ignitetalk. Neste modelo cada palestrante tem o tempo total de 5 minutos para realizar sua apresentação, seguindo exatamente 20 slides que auto avançam a cada 15 segundos. Entendeu? Não. Nem eu no começo, mas confesso que valeu muita a pena.

Cerca de 17 palestrantes, todos ligados a cadeia produtiva da carne, de diversas áreas de atuação, falando ininterruptamente para a platéia, durante 5 “intermináveis” minutos sobre suas experiências, suas histórias, empresas, cases, enfim compartilhando idéias, projetos e pensamentos. Parece loucura, mas não é. Pelo contrário, o modelo é muito bacana e deve ser copiado. O legal é que ele pode ser usado em eventos de qualquer natureza, pois é muito simples e agrega muito valor a experiência final.

Para mim foi um desafio a parte, nunca havia feito palestras para platéias grandes, fora as apresentações na época da escola e faculdade. Confesso que curti cada momento, até o friozinho na barriga antes de assumir minha vez na tribuna. No final, tive uma surpresa especial, fui convidado por um repórter de uma renomada revista do setor a conceder uma entrevista para uma matéria sobre minha apresentação. Fiquei empolgado e até assustado, nunca poderia imaginar que este tema pudesse despertar interesse em mais alguém. Foi muito legal, adorei a experiência toda e ainda mais importante, como tudo foi novidade pra mim, estava me desafiando o tempo todo.

O evento teve a assinatura da equipe do BeefPoint, com a coordenação ímpar do Miguel Cavalcanti, que fez a primeira palestra também. O ambiente estava bem legal, com garçons servindo bebidas e snacks para o pessoal. O entra e sai de gente ao invés de atrapalhar garantia o clima de informalidade e diversão. Que também teve ajuda dos próprios palestrantes (eu, inclusive), que ao se apresentarem seguindo este modelo inédito nos brindaram com muitas risadas.

Para concluir, além de parabenizar a todos os envolvidos no evento, organizadores e palestrantes. Só tenho uma pergunta a fazer: – Quando e onde será o segundo evento?

0 Comments

  1. Fabio Schuler Medeiros disse:

    Otávio

    Concordo com você. Também tive o privilégio de estar entre os 17 participantes que abraçaram o desafio de em 5 minutos passar informações úteis e compactas sobre o agronegócio. Foi um evento sem precedentes, em um clima suave regado a muita informação.

    Parabenizo ao Miguel por mais esta grande sacada. Esperamos que o formato se repita.

  2. adriano aguilar disse:

    Trabalho com nutrição animal em Ivinhema-ms, e por sinal atendemos  vc por aq,e eu gostei da matéria,além de enfatizar sobre os pequenos frigorificos,que na verdade são bons parceiros para o segmento da pecuaria,mostra tambem um novo modelo de palestras que eu ja tinha escutado com prosas por ae,isso nos faz acreditar em bons resultados compalestras para o pecuarista,esse novo modelo parece não cansar o convidado e nem o palestrante,abrs!

  3. Otávio Hernandez Juliato disse:

    Obrigado Adriano, que bom que gostou. O resultado foi muito bom mesmo. Abs.

  4. alcimar de oliveira disse:

    Parabéns ao novo modelo e aos seguidores. Realmente pensando aqui não cansa, aborda somente os assuntos grande enfase e um ponto que me chamou muito atenção foi o entra e sai de pessoas sem deviar o foco. Objetivo atingido. Quero ter o prazer de participar.