Soja transgênica é liberada para esta safra
25 de setembro de 2003
Sustentabilidade econômica da adubação de manutenção com fósforo e potássio em pastagem consorciada de Panicum maximum
29 de setembro de 2003

Leilões do CAT venderão 400 touros jovens

Mais de 100 touros Nelore, Nelore Mocho, Bonsmara, Brangus e Montana avaliados pelo Centro de Avaliação e Comercialização de Touros (CAT), o maior e mais importante programa de avaliação e comercialização de touros melhoradores do País, vão a leilão em 22 de novembro, no recinto do Parque de Exposições Laucídio Coelho, em Campo Grande (MS). Estes animais foram classificados nas categorias Top Class, Elite e Superior e representam o que há de melhor entre 224 tourinhos enviados por mais de duas dezenas de criadores do Centro-Oeste para avaliações no CAT durante 180 dias (maio a novembro). O leilão está programado para começar às 13 horas e será transmitido pelo Agrocanal (sistema Canal do Boi).

“O CAT é um teste de performance extremamente rígido e detalhado, que tem a confiança de importantes e grandes criadores, que investem na pecuária moderna e mandam para avaliação alguns dos seus melhores animais. Os produtos mais bem avaliados de cada uma das raças participantes, que serão leiloados, representam genética de altíssima qualidade, que agrega produtividade e eficiência a qualquer projeto pecuário do País”, ressalta Luiz Eduardo Batalha, proprietário da Chalet Agropecuária e idealizador do CAT.

Os tourinhos de corte enviados ao CAT passam por pesagens periódicas (inicial, intermediária e final) de ganho de peso diário, avaliações de perímetro escrotal, medições de carcaça in vivo (área de olho de lombo, espessura de gordura) e, a partir deste ano, são avaliados pelo EPMURAS, sistema desenvolvido pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, que prioriza estrutura, precocidade, musculosidade, umbigo, raça, aprumos e características sexuais. “O CAT é o programa de avaliação e seleção de touros melhoradores mais completo do País”, ressalta Batalha.

Financiamento especial e recria – Os leilões do CAT oferecem condições especiais aos compradores. O programa firmou parceria com o Banco do Brasil e terá financiamento a taxas de apenas 8,75% ao ano, para pagamento em até 24 meses. É necessário cadastramento antecipado no BB.

Outra novidade do CAT este ano é o inédito e exclusivo serviço de recria aos compradores de touros: os animais poderão permanecer mais seis meses nas próprias instalações de Uberlândia (MG) e Caarapó (MS), para melhor adaptação às condições de pasto e realização dos exames andrológicos.

Nos dias 7 e 8 de novembro, leilões CAT em Uberlândia (MG) – A unidade do CAT em Uberlândia (MG) programa o seu leilão de touros jovens Top Class, Elite e Superior para os dias 07 e 08 de novembro, na Chalet Agropecuária. O leilão será dividido por raças. Na sexta-feira, dia 07/novembro, serão colocados à venda cerca de 120 touros jovens das raças Nelore e Brahman, com início às 19 horas. No sábado, dia 08/novembro, com início previsto para 13 horas, serão comercializados 180 touros Europeus e Sintéticos. Os leilões serão transmitidos pelo Canal do Boi.

O Centro de Avaliação e Comercialização de Touros (CAT) foi criado em 2003 pelo pecuarista Luiz Eduardo Batalha, proprietário da Chalet Agropecuária, com o objetivo de democratizar o acesso de pequenos, médios e grandes criadores à melhor genética disponível.

Em quatro edições, o CAT já avaliou 2.865 touros jovens de 19 raças de corte diferentes, enviados por 290 criadores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Cerca de 34% dos animais participantes (exatos 977) foram considerados Top Class, Elite e Superior, sendo ofertados nos leilões anuais realizados na Chalet Agropecuária, em Uberlândia (MG). Esses tourinhos foram adquiridos por 186 propriedades diferentes. A Lagoa da Serra contratou 50 touros avaliados pelo CAT para seu programa de melhoramento genético (PAINT). Atualmente, 8 mil doses de sêmen desses reprodutores estão em testes de progênie e nada menos de 62 mil doses de sêmen já foram comercializadas em propriedades pecuárias do Brasil Central.

Fonte: Assessoria de imprensa do CAT

Os comentários estão encerrados.