Os cerca de 35 participantes do 1o Curso de Intensivo de Julgamento das Raças Hereford e Braford da Fronteira Oeste, realizado pela Associação Brasileira de Hereford e Braford, através do seu Núcleo Fronteira Oeste, fizeram um balanço positivo de todas as aulas ministradas. O curso aconteceu durante os dias 25,26 e 27 de setembro. Com as aulas teóricas ministradas durante dois dias na sede do Sindicato Rural de Alegrete, e o dia de campo na Cabanha Minuano , em Alegrete.
Durante o dia de campo, os alunos tiveram contato com os animais e puderam visualizar e tirar dúvidas sobre os conhecimentos teóricos ministrados nos dias anteriores.
Os alunos realizaram uma avaliação, onde tiveram que julgar, não só animais de argola, mas também, animais rústicos, sendo seus resultados comparados ao do instrutor. Esta forma de avaliação faz com que todos sintam as dificuldades enfrentadas durante um julgamento. A nota máxima da avaliação foi obtida pelos alunos Guilherme U. Duarte, de Uruguaiana, e Rudieiro S. Gonçalves, de Alegrete.
Após a avaliação, os alunos puderam desfrutar de um churrasco de confraternização, e num clima muito descontraído, assistiram a palestra de prática de organização de julgamentos.
Para o presidente do Núcleo, Ricardo Duarte, o curso atendeu plenamente sua proposta e dada procura, bem como, o alto índice de satisfação demonstrado pelos alunos, iniciou entendimentos para a realização de um segundo curso em março de 2004.
A Embrapa Pecuária Sul emitirá os certificados do curso.
Fonte: Núcleo Fronteira Oeste de Hereford e Braford