Rússia volta a negociar entrada na OMC
20 de julho de 2011
Boi gordo: indicador tem nova valorização e é cotado a R$ 100,77/@
20 de julho de 2011

Ezequiel Rodrigues do Valle, da Embrapa, explica o Programa Boas Práticas Agropecuárias Bovinos de Corte

Durante a Feicorte 2011 entrevistamos Ezequiel Rodrigues do Valle, coordenador do Programa Boas Práticas Agropecuárias Bovinos de Corte da Embrapa. Nesta conversa ele explica como funciona esta iniciativa e comenta que um dos principais desafios da pecuária nacional é melhorar a gestão da propriedade rural.

Durante a Feicorte 2011 entrevistamos Ezequiel Rodrigues do Valle, coordenador do Programa Boas Práticas Agropecuárias Bovinos de Corte da Embrapa. Nesta conversa ele explica como funciona esta iniciativa e comenta que um dos principais desafios da pecuária nacional é melhorar a gestão da propriedade rural.

“O Programa Boas Práticas Agropecuárias Bovinos de Corte tem como objetivo principal a garantia de uma pecuária sustentável e o fornecimento de alimentos seguros, que é a grande demanda de mercado.

“Esse programa veio para atender os requisitos que os produtores rurais devem observar para nos inserirmos cada vez mais nesse mercado competitivo”.

“Estão sendo feitos contratos de cooperação técnica com grupo de produtores (sindicatos rurais, associação de produtores) e os colegas da Embrapa capacitam e atualizam os técnicos nos procedimentos de boas práticas agropecuárias para que isso possa ser levado até as propriedades rurais. Essa é uma maneira de agilizar a transferência de tecnologia até o produtor rural e facilita enormemente a disseminação dessa informação”.

“O programa possui uma lista de verificação que tem 12 componentes, começando por gestão da propriedade rural, passando por função social do imóvel rural, gestão ambiental, gestão dos recursos humanos e depois entrando nos ítens ligados à produção como formação e recuperação de pastagens, sanidade animal, reprodução, etc”.

“O objetivo é poder identificar onde estão os gargalos no sistema de produção para que a gente possa ajudar o produtor rural a resolver esses problemas”.

“O que estamos procurando fazer é melhorar a rentabilidade, para que esses sistemas se tornem cada vez mais competitivos e o produtor possa ganhar dinheiro com sua atividade”.

“Um dos grandes desafios é a gestão. Todos os demais ítens que compõem essa lista de verificação a gente vê que são muito dependentes da gestão da propriedade rural. Se você não tiver uma gestão adequada, você pode comprometer todos os demais ítens. De todas as propriedades que a gente tem passado, 90% delas não tem gestão”.

“Um outro ítem que é um grande desafio é a insegurança com relação à questão ambiental. Nós estamos esperando definir melhor esse Código Florestal, mas no geral os que já participam têm problemas, mas esses são muito menores do que a gente imaginava”.

“Espero que a Associação do Novilho Precoce sirva de modelo para que outras associações ou outros produtores também participem desse programa que, se é bom para o Brasil, vai ser melhor ainda para o produtor rural”.

Os comentários estão encerrados.