A exposição agropecuária em Rondonópolis deve julgar 280 animais da raça Nelore.
A 39ª Exposul, que será realizada em Rondonópolis (MT) no período de 6 a 14 de agosto, é uma das exposições ranqueadas para uma das etapas do Ranking Estadual da Raça Nelore de Mato Grosso, promovida pela Associação dos Criadores de Nelore de Mato Grosso – ACNMT. Estão envolvidos nesse evento 48 produtores de 27 municípios mato-grossenses e 5 estados ( Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e São Paulo). Em 1997 quanto o evento foi realizado pela primeira vez eram apenas 2 municípios participantes, Cuiabá e Rondonópolis. Este ano estão ranqueadas 21 exposições agropecuárias.
O Sindicato Rural de Rondonópolis, que organiza a Exposul já contabiliza 280 animais para serem julgados. Na segunda-feira, dia 08, a partir das 08 horas, acontece a pesagem e o diagnostico de gestação dos animais inscritos no Ranking, na Pista de Conformação “José Pinto”, nas dependências do Parque de exposições Wilmar Peres de Farias, onde acontece a Exposul. A partir da terça-feira, dia 09, até sexta-feira, dia 12, acontecem os julgamentos das 12 categorias de animais machos e fêmeas que serão de responsabilidade dos juízes Valdecir Marin Jr., Luis Sergio Junqueira Amaral e Bruno Mazzaro.
Para o vice-presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Francisco Olavo de Castro, “o ponto alto da Exposul será o julgamento e leilões de touros e fêmeas elites da raça Nelore”. Castro, que também ocupa o cargo de vice-presidente da ACNMT, destaca que o Ranking “vem para promover o melhoramento da raça e fomentar o desenvolvimento do setor”. Ele ainda disse que “devem ser comercializados mais de 400 animais de elite PO Nelore nos leilões e uma expectativa de movimentar R$ 65 milhões em negócios agrícolas e pecuários”.
“A Exposul é uma etapa muito importante para os expositores que participam do Ranking Estadual da Raça Nelores de Mato Grosso, pois os investimentos dos produtores no melhoramento genético da raça são grandes e se o setor se destaca no estado e a disputada em Rondonópolis promete ser acirrada”, disse o presidente da Associação dos Criadores de Nelore de Mato Grosso – ACNMT, Hermes Botelho. No site da Associação dos Criadores e Nelore de Mato Grosso (www.neloremt.org.br) os interessados podem acompanhar as tabelas com resultados completos de todas as etapas do Ranking em Mato Grosso já realizadas e as fotos da entrega dos prêmios.
Fonte: Nelore MT