O Ministério da Saúde japonês confirmou nesta segunda-feira (06) um novo caso de Encefalopatia Espongiforme Bovina, o mal da “vaca louca”. É o oitavo, desde que a doença foi descoberta no país, em setembro de 2001, e o primeiro desde janeiro.
Segundo funcionários do Ministério, a doença foi diagnosticada em uma vaca Holstein de 23 meses de idade de Ibaraki, ao norte de Tóquio.
As autoridades afirmaram, no entanto, que o oitavo caso é um tipo raro de vaca louca e mais testes seriam necessários para confirmar se a doença poderia ser passada para outros animais. A vaca infectada foi sacrificada em 29 de setembro e seria incinerada.
A confiança pública na indústria alimentícia japonesa e o consumo de carne têm se recuperado nos últimos meses, apesar de a fonte dos casos da doença da vaca louca permanecer desconhecida. O Ministério da Saúde tem feito testes em todo o rebanho para consumo humano desde outubro de 2001 e, segundo autoridades, os últimos casos confirmam a efetividade dos testes de segurança.
Fonte: Clic RBS/Agrol, adaptado por Equipe BeefPoint