ABCZ recebe certificação para as Normas ISO 9001 e 14001
7 de novembro de 2011
EUA: exportação de carnes surpreende
7 de novembro de 2011

Rússia retomará compras de carne bovina do Paraguai

A Rússia, maior importador mundial de carne bovina, vai retomar as compras de carne do Paraguai após interrompê-las em setembro por causa do surto de febre aftosa no país sul-americano. A agência russa de saúde animal notificou ontem o Serviço Pecuário Oficial do Paraguai (Senacsa).

A Rússia, maior importador mundial de carne bovina, vai retomar as compras de carne do Paraguai após interrompê-las em setembro por causa do surto de febre aftosa no país sul-americano. A agência russa de saúde animal notificou ontem o Serviço Pecuário Oficial do Paraguai (Senacsa).

Atualmente o Paraguai está em 11º lugar na exportação de carne bovina, mas suspendeu todos os embarques em 19 de setembro, depois que o primeiro caso da doença foi identificado em uma fazenda de Santa Helena, no distrito de San Pedro.

Na ocasião, o governo se mobilizou rapidamente para isolar a área e abater o rebanho afetado. A vacinação contra a febre aftosa é obrigatória no país, mas um lote com defeito foi administrado na região afetada, segundo autoridades do Paraguai.

No mês passado, o governo anunciou que retomaria as exportações, mas está mantendo a restrição sobre a entrada e saída de animais de casco fendido na área afetada. Em 2010, o Paraguai exportou 170,34 mil toneladas de carne bovina (US$ 807 milhões), segundo a Senacsa.

Fonte: Agencia Estado, adaptada pela Equipe BeefPoint.

0 Comments

  1. Lucas Soares de Gouvea disse:

    Parabéns aos Paraguaios, que com pouco mais de 30 dias superou a crise da aftosa e volta a exportar para a Russia.

    Acho que temos muito a aprender com nossos vizinhos, pois se fosse aqui…

    Att.

    Lucas Soares de Gouvêa

  2. JOSE FRANCISCO SOARES ROCHA disse:

    O Paraguai não é um player competidor no mundo atual,vejam como funcionam as regras.Necessitamos nos posicionar com  firmeza,as regras não são iguais para todos.

  3. Gustavo Alves disse:

    Creio haver uma pequena intervenção brasileira nesse assunto. Devido principalmente ao acordo que fizemos com nossos vizinhos.

    O nome do Brasil pesa na hora dessas decisões.

    Atenciosamente,

  4. Umberto Nascimento Paulinelli disse:

    Essa noticia ficou bem claro que o entrave das exportações para a Russia é um simples problema politico