Acrimat rejeita plano de recuperação judicial do Mataboi
30 de novembro de 2011
EUA: preços da carne aumentam devido à menor oferta dos últimos 50 anos
30 de novembro de 2011

#rallypec2011: pastagem é maior safra agrícola do Brasil

O BeefPoint foi ao evento de divulgação dos dados do Rally da Pecuária, feito pela Bigma Consultoria e Agroconsult e tuitou pontos importantes da palestra. O Rally contou com apoio da Embrapa, Icone e Inpe.

O BeefPoint foi ao evento de divulgação dos dados do Rally da Pecuária, feito pela Bigma Consultoria e Agroconsult e tuitou pontos importantes da palestra. Em breve divulgaremos o trabalho completo.

O Rally é uma expedição nacional com o objetivo de avaliar, diretamente no campo, a situação atual da pecuária bovina de corte nas principais regiões produtoras do país.

Trajetos percorridos:

Contou com apoio da Embrapa, Icone e Inpe para correlacionar dados coletados com imagens por satélite, melhorando o diagnóstico por imagens da situação da pecuária nacional.

Confira os tweets:

“O grande desafio do Rally da Pecuária é trazer dados embasados da pecuária de corte brasileira “- Maurício da @Bigmaconsult

Romão Flor é um dos homenageados no Rally da Pecuária. Tem muita tradição na pecuária e ao mesmo tempo adota muita tecnologia. Parabéns!

Roque Quagliato é o segundo homenageado do #rallypec2011, tradicional na IA e IATF em larga escala. Nossos parabéns!

José Renato Gonçalves, da Fazenda Figueira da Esalq, é o terceiro homenageado no #rallypec2011. Parabéns!

8 equipes, 4 carros em cada equipe, 9 estados, 75% do rebanho brasilerio, 85% producao de carne.

Um dos cuidados das equipes do #rallypec2011 era não ser confundido com invasores de terra, pois entravam nos pastos coletando dados.

#rallypec2011 mediu uma série de dados nas pastagens. Altura, MS, avaliação visual, estimativa de fezes, cupins e invasoras. Cerca e cocho.

Muito interessante a parceria e coleta de dados do #rallypec2011 com a Embrapa e Icone. Base de dados para entender a pecuária brasileira.

Rebanho de 100 a 2000 cabeças – 60% da amostragem no #rallypec2011, no universo total de dados – média de 5.000 cabeças.

“Bezerro está caro para quem compra e barato para quem vende”, Mauricio @Bigmaconsult.

Intenção de crescimento do confinamento para 2012 é de 18% nos questionários do #rallypec2011.

#RallyPec2011 quer ter dados para medir pecuária por safra. Muito interessante e promissor, mas ainda no início.

13,8 ton MS de capim produzida por ano em média no Brasil. Maiores produções MT e PA, menores em SP e PR. #rallypec2011.

De longe, a pastagem é a maior safra agrícola do Brasil. Precisamos tratar a pecuária como safra e medir esses dados para todos usarem.

Estimativa pré #rallypec2011 estava 17% abaixo do número medido a campo nas estimativas de produção de pasto no Brasil por ano.

75% pecuaristas acham que precisam reformar pastos. Metade desse percentual quer recuperar 10 a 30% das pastagens da fazenda. #rallypec2011.

Mauricio @Bigmaconsult – “Surpreendeu o número (alto) de pecuaristas que quer melhorar sua eficiência e produtividade”. Custo é o problema.

SP é o estado com maior infestação de cupinzeiros nas pastagens. TO é o segundo. #rallypec2011

Nós, do BeefPoint, vamos tentar pegar a apresentação de slides do #rallypec2011 e apresentar com detalhes no site. Aguardem :-)

0 Comments

  1. Ricardo Cauduro disse:

    Prezados,

    Participei nesta última terça feira(29/11), em SP da apresentação dos dados do Rally da Pecuária2011, e como muitos fique em parte satisfeito com os dados levantados, mas,
    por outro lado, surpreso com muitas informações relevantes e de importância estratégica a todos as empresa ou produtores do agronegócio brasileiro.
    Parabéns a todos os envolvidos pela iniciativa, e como colocado, este é apenas o início
    de um levantamento de dados de nossa pecuária que deve ser aprimorado ainda mais nas próximas edições do Rally. Mas todos já podemos apreciar no Site (Rally da Pecuária) a grande quantidade de informações levantadas ao nosso dispor.
    Mais uma vez, obrigado e parabéns.
    Att.
    Ricardo Cauduro