Laboratório Central do SENACSA confirmou no dia 02/jan resultados positivos ao vírus da febre Aftosa tipo ´O´. O Sistema Nacional de Emergência Sanitária Animal (SINAESA) comunicou o foco à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e vai solicitar assistência técnica ao Centro Panamericano de Febre Aftosa (Panaftosa).
O Serviço Nacional de Qualidade e Saúde Animal (SENACSA) do Paraguai, responsável pela pecuária do país, informa que no dia 30 de dezembro de 2011, no departamento de San Pedro foram detectados animais com sintomas compatíveis a aftosa na propriedade Nazareth, de propriedade do Sr. Gustavo Germán Trubger Aquino, localizada no município de Aguaray, distrito de San Pedro do Ycuamandiyú.
O serviço coletou amostras para análise no Laboratório Central do SENACSA que confirmou no dia 02/jan resultados positivos ao vírus da febre Aftosa tipo ´O´. O Sistema Nacional de Emergência Sanitária Animal (SINAESA) comunicou o foco à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e vai solicitar assistência técnica ao Centro Panamericano de Febre Aftosa (Panaftosa).
Conforme nota do órgão, o SENACSA está adotando todas as medidas pertinentes ao caso, de acordo como estabelece o Manual de Procedimentos do Programa Nacional de Erradicação da febre Aftosa.
Fonte: SENACSA, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.
0 Comments
Ela voltou ( aftosa ), mas isso já havia sido dito que ocorreria. O que causa espanto é que no site da PANAFTOSA não há notícias sobre isso, o último relato é de outubro de 2011.
http://new.paho.org/panaftosa/
Aproveitem a oportunidade e vejam isso ( e tirem conclusões ):
http://www.cnpc.org.br/news1.php?ID=3349
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAbhEAJ/febre-aftosa
att.: Jose Nilo Aquino
Prezado José Nilo,
Os links fornecidos dão bem uma bela visão do que ocorre por trás dos bastidores.
Leitura obrigatória para os que dependem da pecuária para sobreviver, afinal mostram claramente os riscos que corremos quando um ministério da envergadura do Ministério da Agricultura é "rifado" aos políticos para agradar aos partidos da base de sustentação deste e dos governos anteriores…
Cargos desta envergadura, deveriam ser preenchidos por técnicos ligados ao setor… Torcer para que o pior não aconteça.