A agricultura faz a pecuária ser mais dinâmica e competitiva – Bruno Andrade [Assocon]

Confira a entrevista com Bruno de Jesus Andrade, um dos finalistas do Prêmio AgroTalento 2013, na categoria Profissional – Goiás.

O Prêmio AgroTalento 2013 é uma iniciativa ousada do BeefPoint, que identificou e reconheceu os jovens talentos da pecuária brasileira com idade de 25 a 45 anos. São essas pessoas que estão construindo hoje a pecuária do futuro, são elas que fazem a diferença em nosso setor. O prêmio foi dividido em três etapas. Na primeira, o leitor BeefPoint preencheu um formulário onde tinha que indicar um nome para cada categoria e justificando sua escolha. Após disso, foi feita uma curadoria pelo BeefPoint, selecionando os finalistas. A terceira etapa foi uma votação aberta ao público, que se encerrou no dia 2 de dezembro.

A cerimônia de entrega dos prêmios e a divulgação dos ganhadores foi na véspera do BeefSummit Brasil, no dia 9 de dezembro, no restaurante Varanda Ribeirão, no Shopping Iguatemi, em Ribeirão Preto – SP.

Saiba mais como vai funcionar e o que é o Movimento AgroTalento:

– Prêmio para celebrar os jovens talentos da pecuária brasileira (dezembro 2013)

– Portal com muitos conteúdos focados em desenvolvimento pessoal (durante todo ano de 2014)

– Plataforma de educação online com diversos cursos e treinamentos sobre desenvolvimento pessoal, gestão, liderança e auto-conhecimento (durante todo 2014)

– Curso intensivo estilo bootcamp de 5 dias fechado para convidados agrotalentos (primeiro semestre de 2014)

Para conhecer melhor os finalistas de cada categoria, o BeefPoint preparou uma série de entrevistas com cada um deles:

Confira abaixo a entrevista com Bruno de Jesus Andrade, um dos finalistas do Prêmio AgroTalento 2013, na categoria Profissional – Goiás.

Bruno

Bruno é zootecnista, formado pela Universidade Estadual de Maringá – PR. Trabalha há 6 anos na ASSOCON. Já foi responsável pelas parcerias comerciais da ASSOCON com empresas fornecedoras de insumos e pelos projetos de capacitação que a associação desenvolve. Atualmente é gerente executivo da entidade e atua promovendo o relacionamento com órgãos governamentais, empresas e outras entidades, na defesa dos interesses da ASSOCON e de seus associados.

BeefPoint: Qual atividade na pecuária mais te inspira?

Bruno Andrade: Os processos que são executados com conhecimento técnico e que valorizam os colaboradores em pequenas e grandes propriedades. E também a visão de negócio que determinados pecuaristas possuem.

BeefPoint: Você poderia nos contar sobre os acertos? O que fez e deu certo em sua carreira? Qual a sua maior realização?

Bruno Andrade: Até o momento, fazer com que o conhecimento técnico seja mas importante que os “achismos”.

BeefPoint:  Em relação ao seu histórico profissional, porque você acha que foi indicado para o Prêmio AgroTalento? Das suas realizações profissionais, o que você tem mais orgulho até agora?

Bruno Andrade: A ASSOCON é o meu 1º emprego pós faculdade. Tento ser único, ter minhas opiniões formadas, ouvir mais e falar menos e conversar com diferentes pessoas. Acredito no que faço, no associativismo e na entidade em que trabalho. Por isso, creio que tenha sido indicado.

BeefPoint: Todos sabemos que aprendemos mais com nossos erros. O que fez e deu errado? Você poderia nos contar?

Bruno Andrade: No começo, a principal falha foi na comunicação, seja com pecuaristas e profissionais do setor. Esse ajuste na comunicação foi fundamental para ser entendido como profissional e ajudar a ASSOCON.

BeefPoint: O que você fez em 2013 que te trouxe mais resultados?

Bruno Andrade: Nossos projetos de capacitação de funcionários de confinamentos foi um sucesso. Tivemos êxito em nossas discussões institucionais, com governos e outras entidades e fechamos o ano com a Interconf 2013.

BeefPoint: O que você pretende fazer em 2014? Quais são seus planos?

Bruno Andrade: Implantar uma central de inteligência na ASSOCON, dar a entidade um foco maior para o gerenciamento de riscos da atividade de confinamento, melhorar o processo de comunicação interna e iniciar a implantação das 13 ações estratégicas da ASSOCON.

BeefPoint: Em sua opinião, o que deve ser feito para aumentar o envolvimento dos jovens na agropecuária?

Bruno Andrade: A pecuária deve se tornar mais dinâmica, profissional e competitiva. Assim, se tornará mais atrativa para os jovens fazerem parte desse negócio. As pessoas jovens, em sua maioria, querem ter a oportunidade de crescer e a pecuária deverá fornecer isso. O relacionamento mais burocrático da pecuária de 40 anos atrás não é atrativo aos jovens.

BeefPoint: Qual o exemplo de pecuarista do futuro no Brasil hoje? Quem você mais admira?

Bruno Andrade: Admiro o João Bosco Altoé Jr. Ele tem 28 anos aproximadamente, é zootecnista e hoje gerencia a propriedade da família. Já fez grandes mudanças, implantou a agricultura na propriedade, inovou, fez coisas que seus vizinhos de porteira não tiveram coragem. Hoje colhe esses frutos. Ele é o pecuarista do futuro!

BeefPoint: Qual tema você acredita que será um marco na pecuária do futuro?

Bruno Andrade: A agricultura será um marco na pecuária. Já é, na verdade. Ela deixa a pecuária mais dinâmica e competitiva.

BeefPoint: Em sua opinião, qual fazenda se destaca na pecuária hoje?

Bruno Andrade: O grupo Mantiqueira, de Leandro Pinto da Silva e a Fazenda Califórnia , de Abel Leopoldino.

BeefPoint: Que mensagem você deixaria para os pecuaristas?

Bruno Andrade: O conhecimento técnico e o entendimento que a pecuária é um negócio que precisa ter inovação e ser gerido com máximo controle são dois conceitos que poderão trazer mais planejamento as atividades pecuárias e, por consequência, melhores resultados.

Os comentários estão encerrados.

Seja eficiente, mensure. Quem não mede, não evolui! – Guilherme Silveira
14 de janeiro de 2014
EUA: exportações de carne bovina registram novo recorde em novembro
14 de janeiro de 2014