Rodrigo Paniago, presidente da Associação dos Profissionais de Pecuária Sustentável (APPS) e leitor BeefPoint, comentou sobre o artigo "A agropecuária e as emissões de gases de efeito estufa". Confira!
Rodrigo Paniago, sócio-diretor da Boviplan, presidente da Associação dos Profissionais de Pecuária Sustentável (APPS) e leitor BeefPoint, comentou sobre o artigo A agropecuária e as emissões de gases de efeito estufa.
Confira o comentário abaixo:
O parágrafo final é o mais significativo deste texto, nele os autores admitem que estão no início do entendimento da questão sobre produção agropecuária e gases de efeito estufa e mais importante ainda, que diferente da maioria dos outros setores, a agropecuária também é um grande capturador potencial de gases de efeito estufa e a estimativa citada somente trata das emissões e não do balanço do setor.
Portanto, os modelos ainda não estão ajustados para uma análise precisa e qualquer análise sobre o assunto que não considere as emissões líquidas, ou seja, o resultado do que é emitido (emissão total ou bruta) menos o que é capturado pelas plantas envolvidas no processo de produção, é uma análise parcial.
É óbvio que a agropecuária é um setor imprescindível para todos nós, nada mais coerente do que buscar, prioritariamente, o seu desenvolvimento de forma sustentável e por este motivo, estudos como o desenvolvido por este grupo são muito importantes.
Contudo, avaliações que se limitam aos dados de emissão total, sem considerar a captura de carbono pelas atividades envolvidas na agropecuária, podem passar uma informação de forma enviesada para a sociedade e que infelizmente, muitas vezes, é utilizada de forma leviana pelos críticos do setor.
Leia o artigo na íntegra: A agropecuária e as emissões de gases de efeito estufa