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A importância da rastreabilidade a partir de agora

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) não será flexível em prazos e, a partir do próximo dia 2 de setembro, não poderão ser expedidos certificados para a venda de produtos de origem animal pelas empresas brasileiras exportadoras de carne bovina para a União Européia que não estiverem dentro das exigências de rastreabilidade do governo brasileiro.

A afirmação é do diretor substituto do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), José Augusto Peixoto, que participou ontem (29) do painel “Rastreabilidade e Mercado”, realizado na Casa RBS na Expointer 2002, em Esteio (RS). Peixoto fez uma apresentação sobre a operacionalização do Sistema de Identificação e Certificação de Origem Bovina e Bubalina (Sisbov) e a importância desse processo para atender a demanda do mercado comum europeu.

Na seqüência do painel, o diretor da Meat e Livestock Comission, da Inglartera, Henry Lewis, falou sobre a visão dos compradores internacionais a respeito do mercado de carne. Lewis citou os costumes alimentares na Grã-Bretanha e a “onda de vegetarianismo”, observada na atualidade, para destacar como esses fatores influenciaram os negócios no mercado da carne. Para reverter o quadro, foi constituída uma organização em 1999, que acompanha o sistema de rastreabilidade, além dos manejos animal e ambiental realizados dentro das propriedades fornecedoras de produtos. A iniciativa visa dar ao consumidor a garantia de que está comprando um alimento saudável e seguro. O palestrante inglês elogiou o trabalho de rastreabilidade que está sendo desenvolvido no Brasil e disse que, sem dúvida, o país está à frente de muitas nações nesse aspecto.

Pratini

Em visita à Casa RBS, o ministro da Agricultura, Marcus Vinícius Pratini de Morais, salientou a importância da adoção da rastreabilidade para o crescimento das exportações de carne brasileira. Segundo ele, é necessário que se crie uma marca de certificação de origem que ateste a qualidade de todas as carnes produzidas no País. Para o ministro, dessa forma o Brasil não apenas aumentará o volume de exportações, mas vai conquistar novos mercados. Pratini ressaltou ainda que a única forma atual de obter sucesso nas vendas de carnes é investir pesado no marketing interno, criando nossas marcas com selo de garantia.

Fonte: Clic RBS/Agrol, adaptado por Equipe BeefPoint

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