Por Dermeval Ferreira Flores Neto1
O que é marketing? E o que é agronegócio? Muito se tem falado sobre marketing e discutido sobre agronegócio. Mas afinal de contas, qual a importância do marketing para o agronegócio da carne bovina brasileira? Essas perguntas têm de ser respondidas, para a real compreensão dos conceitos fundamentais de marketing e agronegócio, e a sua correta aplicação.
Será que os produtores de gado de corte, frigoríficos, distribuidores e atacadistas, além de outros integrantes da mesma cadeia, estão pondo em prática os conceitos de marketing nos seus negócios? Quantos integrantes desta cadeia desconhecem estes conceitos e/ou sequer os aplicam no dia-a-dia de suas negociações?
A cadeia da carne bovina brasileira pode ser comparada a uma corrente, sendo que os seus integrantes constituiriam os seus diversos elos. Cada elo tem suas particularidades, como resistência e grau de ligação. Ora, se a cadeia da carne é uma corrente, subentende-se que deve haver uma ligação entre os seus integrantes que, por conseguinte, se enquadram na regra de que nenhuma corrente é mais forte do que o seu elo mais fraco.
O conceito de marketing
Existem várias definições de marketing, dentre as quais podemos citar:
a)Orientação ao cliente (Sam Walton, citado por Etzel, 2001).
b)Entender, criar, comunicar e proporcionar ao cliente valor e satisfação constituem a essência do pensamento e da prática do marketing moderno (Kotler, 2003).
c)Marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros (Kotler, 2000, citado por Siqueira, 2005).
d)Marketing não é só vendas ou propaganda, é também satisfazer as necessidades dos clientes (Kotler, 2003).
A orientação para o mercado, também chamada de conceito de marketing, é uma filosofia de negócios segundo a qual as vendas lucrativas e os retornos de investimentos satisfatórios somente podem ser atingidos por meio da identificação, antecipação e satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores (Siqueira, 2005).
Como podemos observar nos conceitos citados acima, uma palavra se destaca em quase todos eles: cliente, ou seja, o consumidor.
O conceito de marketing é o compromisso da empresa com a idéia conhecida como a soberania do consumidor. Isso significa que a determinação do que deve ser produzido não deve depender dos planejadores do governo e das empresas, mas dos consumidores. Cabe às empresas produzir o que os consumidores desejam. Dessa forma, elas conseguiriam maximizar o bem-estar dos consumidores e obter mais lucros (Siqueira, 2005).
O conceito de agronegócio
A palavra agronegócio é a tradução em português do termo americano “agribusiness”. Dois professores de Harvard foram os pais do neologismo agribusiness. John H. Davis e Ray Goldberg, usando as técnicas matriciais de insumo-produto, desenvolvidas pelo Nobel de Economia de 1973, Wassily Leontief, observaram que havia um novo sistema diferente do antigo, em gênero e espécie, o agribusiness, que seria a soma total das operações de produção e distribuição de insumos e novas tecnologias agrícolas, da produção propriamente dita, do armazenamento, do transporte, do processamento e distribuição dos produtos agrícolas e seus derivados (Jansen, 2002).
Neste ambiente do agribusiness estarão os atores de nossa proposta de discutir o marketing com foco no agronegócio: “os fornecedores de bens e serviços para a agricultura, os produtores rurais, os processadores, os transformadores e distribuidores e todos os envolvidos na geração e fluxo dos produtos de origem agrícola até o consumidor final.” (Associação Brasileira de Agribusiness – ABAG, 1993, citado por Jansen, 2002).
Considerações finais
Desde a época de estudante de zootecnia, em muitas palestras das quais freqüentei, ouvia sempre uma colocação dos palestrantes, dita de várias formas: “O produtor rural que não se profissionalizar em sua atividade, irá “fechar a porteira”, ou seja, sair do ramo. Porém nunca senti estas palavras tão presentes como nos dias atuais, quando os custos estão cada dia mais altos, os lucros mais escassos, e o produtor rural, totalmente desorientado, sem saber a quem culpar.
Ora, a partir do momento que se lança mão dos conceitos de marketing e de agronegócio, e é feita a sua correta aplicação na atividade agropecuária, pode-se esperar ao menos uma coisa: Achar um rumo ou direção. Pois quem não sabe para onde ir, nunca chega a lugar algum.
Referências bibliográficas
Gestão agroindustrial : GEPAI : Grupo de Estudos e Pesquisa Agroindustriais / coordenador Mário Otávio Batalha. – 2. ed. – São Paulo : Atlas, 2001.
Siqueira, Antonio Carlos Barroso de : Marketing empresarial, industrial e de serviços / Antonio Carlos Barroso de Siqueira. – Ed. Ver., atual. e reformulada. – São Paulo: Saraiva, 2005
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1Dermeval Ferreira Flores Neto, Zootecnista