Síntese Agropecuária BM&F – 19/12/02
19 de dezembro de 2002
Oferta de gado gordo é mínima no MS
23 de dezembro de 2002

A tecnologia da informação e a sustentabilidade da raça Nelore

Por Raysildo B. Lôbo, Cíntia R. Marcondes, Pedro A. Vozzi, Fausto P. Lima, Luiz A. F. Bezerra1

Introdução

Nos últimos cinco anos houve aumento exponencial na quantidade de informações disponíveis em tempo real, para o ser humano, em qualquer ramo de atividade. A tecnologia é o ponto central de uma revolução que tem como aliados a rede mundial, os softwares e os computadores. As tecnologias da informação e da comunicação derrubaram as fronteiras entre países, criando novas oportunidades de mercado e trazendo, atrelada a si, maior concorrência. Na era do conhecimento, o nível de capacitação do indivíduo e da empresa é o fator determinante de sua sobrevivência. A tecnologia aproxima as pessoas, as comunidades e os países, e possibilita que informações e conhecimentos possam ser trocados com facilidade. A complexidade do processo está no fato de que o valor não estará mais no domínio da informação, mas sim em como trabalhar o conhecimento relacionado a esta informação (Rezende et al., 2003a). E a informação, que é diferente do dado (no caso do melhoramento, uma mensuração de campo) e do conhecimento (que necessita da comparação entre informações e suas ligações), trata-se do dado analisado e contextualizado, isto é, relacionando o dado com parâmetros de referência.

A capacidade de armazenamento de dados, extração de informações e aplicação dos conhecimentos, que até muito pouco tempo dependia do homem, em futuro próximo ficará a cargo dos computadores, por meio da expansão do uso dos Sistemas de Inteligência Artificial, já aplicados ao PMGRN-USP (Marques et al., 2002, Rezende et al., 2003a, Rezende et al., 2003b).

O Programa de Melhoramento Genético da Raça Nelore (PMGRN-USP) possui uma base de dados consolidada, com estrutura de genealogia fidedigna e mais de um milhão de registros de pesagem (Lôbo et al., 2002a), adequada para estudo de linhagens. O termo linhagem refere-se a um grupo de animais que apresentam parentesco entre si, devido a um ancestral representado por um genearca, reprodutor fundador da fase contemporânea (material genético importado na década de 60) da raça Nelore (Magnabosco et al., 1997). As importações de 1960 e 1962 foram responsáveis pela grande evolução da raça, cabendo destacar os seguintes touros fundadores: Karvadi, Golias, Rastã, Taj Mahal, Godhavari, Akasamu, Nagpur e V. Narayana, os quais estão descritas em Lôbo et al (2002b).

Procedimento experimental

Com o objetivo de caracterizar as diferentes linhagens, em uma base de 361.425 animais e até 15 gerações, foi desenvolvido pelo Grupo de Genética, Melhoramento Animal e Computação (GEMAC) do DG-FMRP-USP, um software (Bezerra, 2002) que permite, para um determinado genearca, calcular as médias das DEPs e coeficientes de endogamia, por geração e por sexo.

Principais resultados

A Tab. 1 apresenta as DEPs dos touros fundadores e de seus descendentes (machos e fêmeas), calculadas pelo software desenvolvido por Bezerra (2002).

Tabela 1: DEPs1 dos touros fundadores e de seus descendentes (N=total de descendentes), machos (M) e fêmeas (F), calculadas pelo software desenvolvido por Bezerra (2002).

Os gráficos a seguir mostram a caracterização genética das linhagens, para quatro importantes características: habilidade materna (DEP para MP120), crescimento pós-desmama (DEP para DP450), fertilidade (DEP para DPE450) e reprodução de fêmeas (DPAC). As DEPs médias foram ponderadas para machos e fêmeas.

Figura 1: Médias ponderadas (machos e fêmeas) para habilidade materna (DEP MP120), nas oito linhagens consideradas.

Figura 2: Médias ponderadas (machos e fêmeas) para crescimento pós-desmama (DEP DP450), nas oito linhagens consideradas.

Figura 3: Médias ponderadas (machos e fêmeas) para fertilidade (DEP DPE450), nas oito linhagens consideradas.

Figura 4: Médias ponderadas (machos e fêmeas) para reprodução de fêmeas (DEP DPAC), nas oito linhagens consideradas.

Conclusões gerais

A revolução na área de Tecnologia da Informação será importante na gestão e no monitoramento dos programas de melhoramento, buscando a redução nos custos e maximização do lucro. Em futuro próximo, com a implementação dos sistemas de inteligência artificial, o computador se tornará cada vez mais um aliado fiel, eficiente e indispensável em todas as atividades diárias do homem.

Em uma dada linhagem, a existência de animais com mesma genealogia não implica, necessariamente, na mesma bagagem genética, pois ocorre a amostragem mendeliana durante a formação dos gametas. O uso intensivo de um determinado reprodutor possibilita a maior amplitude de variação no desempenho das progênies. Apesar do reduzido número de genearcas responsáveis pela formação do Nelore brasileiro, há evidências de diferentes perfis genéticos entre as linhagens, de acordo com o critério de seleção empregado. Assim, a raça Nelore, apesar do pequeno tamanho efetivo da população, permite a exploração da heterose intra-racial e da complementaridade das características de interesse econômico.

Referências bibliográficas

LÔBO, R. B; BEZERRA, L. A. F; OLIVEIRA, E. N; MAGNABOSCO, C. de U; FREITAS, M. A. R; BERGMANN, J. A. G. Avaliação Genética de Animais Jovens, Touros e Matrizes. Ribeirão Preto, GEMAC – Departamento de Genética-FMRP-USP. 76 p. ilust. 28 cm, 2002a.

LÔBO, R.B.; MARCONDES, C.R.; VOZZI, P.A.; LIMA, F.P.; BEZERRA, L.A.F. A tecnologia da informação e a sustentabilidade da raça Nelore. In: XI Seminário Nacional de Criadores e Pesquisadores, 2002b, Anais…, Ribeirão Preto: FMRP-USP, CD-ROM, 12p.

MAGNABOSCO, C de U.; CORDEIRO, C.M.T.; TROVO, J.B de F.; MARIANTE, A da S.; LÔBO, R.B.; JOSAHKIAN, L.A. Catálogo de linhagens do germoplasma zebuíno: raça Nelore. Brasília: Embrapa-Cenargen, 1997. 52 p. (Embrapa-Cenargen. Documento 23).

MARQUES, V.F.; REZENDE, S.O.; LÔBO, R.B. Analisando os dados do Programa de Melhoramento Genético da Raça Nelore com Data Warehousing e Data Mining, 12p., 2002 (no prelo).
REZENDE, S.O.; EVSUKOFF, A.G.; GARCIA, A.C.B. et al. Sistemas Inteligentes: fundamentos e aplicações. Barueri, SP: Manole, 2003a, 525p.

REZENDE, S.O.; MONARD, M.C.; ROCHA, C.A.J.; CAULKINS, C.W.; LÔBO, R.B. Análise dos dados da base de dados do Programa de Melhoramento Genético da raça Nelore (PMGRN) in: Sistemas Inteligentes: fundamentos e aplicações, Barueri, SP: Manole, p. 465-467, 2003b.

___________________________
1Raysildo B. Lôbo, Cíntia R. Marcondes, Pedro A. Vozzi, Fausto P. Lima, Luiz A. F. Bezerra. Grupo de Genética, Melhoramento Animal e Computação do Dept. de Genética da FMRP-USP, Av. Bandeirantes, 3900, Ribeirão Preto-SP, CEP 14049-900, rayblobo@genbov.fmrp.usp.br

Palestra apresentada durante o XI Seminário Nacional de Criadores e Pesquisadores, Ribeirão Preto-SP (4 e 5 de dezembro/2002).

Os comentários estão encerrados.