O contrafilé – em particular, o contrafilé Wagyu – é um corte altamente versátil que proporciona uma ampla variedade de uso. Dessa forma, não é de surpreender que a demanda por esse corte é amplamente disseminada ao redor do mundo.
No informativo dessa semana, a Australian Agricultural Copany (AACo) discutiu sobre onde e como o contrafilé é comercializado em todo o mundo. O contrafilé – em particular, o contrafilé Wagyu – é um corte altamente versátil que proporciona uma ampla variedade de uso. Dessa forma, não é de surpreender que a demanda por esse corte é amplamente disseminada ao redor do mundo.
A imagem abaixo demonstra o volume de contrafilé resfriado exportado australiano para diferentes regiões no ano passado. Nesse informativo, foi mantido o foco no produto resfriado, à medida que carne bovina de alta qualidade é tradicionalmente enviada dessa forma, em detrimento da carne congelada, e essa está mais de acordo com a carne exportada pela AAco para 23 países ao redor do mundo.
Fora as exportações australianas, o norte da Ásia (incluindo Taiwan, China, Japão e Mongólia) representam mais da metade de todas as exportações de contrafilé resfriado em 2011. O Japão fica com a maior parte, com a vasta maioria presumidamente indo como um componente de “grupos completos” de pedidos. O balanço dos envios foi dividido pelos demais importantes mercados de carne bovina da América do Norte, América do Sul, Europa, Sudeste da Ásia e Oriente Médio (veja o diagrama abaixo).
Apesar das diversas maneiras pelas quais o contrafilé possa ser preparado, o uso mais popular desse corte é como um clássico filé de churrasco ocidental. Uma pesquisa conduzida pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) mostrou que o item mais popular de carne bovina para consumo na forma de filé pelos operadores de serviços alimentícios no Texas foi o contrafilé, seguido pelo filé de costela (rib eye) e filé mignon. O contrafilé também é muito popular na Austrália, consistentemente se classificando como um dos cortes mais populares entre os consumidores e lucrativo para os varejistas.
Em suma, o contrafilé tem uma ampla aceitação global devido a seu sabor, sua maciez, rendimento e número de métodos de cozimento possíveis (versatilidade). Mais importante, aumenta a lucratividade por agregar valor à indústria frigorífica, restaurantes e varejistas. À medida que as economias emergentes no Oriente Médio e no Sudeste da Ásia desenvolvem uma demanda mais forte pela cozinha estilo ocidental – incluindo filés -, a expectativa é que a demanda global por contrafilé se torne cada vez mais distribuída nos próximos anos.
Fonte: AAco, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.