Reprodução em novilhas de corte
23 de janeiro de 2004
Leilão Perfeita União: 2 dias comercializando Guzerá
27 de janeiro de 2004

ABCZ acompanha comitiva presidencial à Índia

O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), José Olavo Borges Mendes, e o vice-presidente da entidade, Jonas Barcellos, embaram dia 23 de janeiro, para a Índia a convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os representantes da ABCZ acompanham a comitiva presidencial brasileira que visitará aquele país.

De acordo com José Olavo, a ABCZ está empenhada em agilizar a abertura da comercialização de material genético zebuíno, por meio de embriões, entre o Brasil e a Índia.

Com a assinatura, na semana passada, do decreto presidencial revogando a proibição desse comércio, interrompido há 42 anos, o presidente da ABCZ disse estar confiante que, em pouco tempo, os dois países serão novamente parceiros em negócios voltados para a pecuária bovina.

“Há quase uma década representantes da ABCZ discutem com o governo federal sobre a necessidade de retomar a importação de material genético da Índia, proibida desde 1962 por questões sanitárias. Felizmente, os dois países chegaram a consenso, o que é muito positivo para a pecuária brasileira, que poderá trazer embriões das raças gir, gir leiteiro, guzerá e nelore para incorporar à genética de altíssima qualidade já disponível no País”, ressalta José Olavo.

“Com esse material genético novo poderemos ampliar a base do rebanho brasileiro, por meio do refrescamento de sangue, possibilitando o contínuo fortalecimento das raças zebuínas, já responsáveis por cerca de 80% dos quase 180 milhões de bovinos do País. Por conta dessa dimensão fantástica, a produção de carne supera 7,4 milhões de toneladas/ano e nos permitiu ter oferta suficiente para atender à crescente demanda mundial e chegar à liderança desse mercado”, assinala o presidente da ABCZ.

José Olavo destacou que a Índia também tem interesse em levar o zebu brasileiro para aquele país, seja para o resgate de algumas raças ou para aprimorar a produção leiteira de animais como o gir e o guzerá.

Fonte: Assessoria de imprensa da ABCZ

Os comentários estão encerrados.