A lista de espera de mais de 150 pessoas interessadas em participar do 49o Curso de Julgamento de Zebuínos levou a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) a duplicar o número de vagas disponíveis. A última edição do evento, realizada em dezembro do ano passado, contou com quase 150 participantes.
Desta vez, cerca de 300 pessoas vão aprender como selecionar um animal de qualidade com base na análise visual das características do Zebu e os critérios utilizados pelo jurado durante as provas de julgamento de animais em exposições pecuárias.
Para quem quer fazer parte do Colégio de Jurados da ABCZ, esse é o primeiro passo. Outro requisito é ser formado em agronomia, zootecnia ou medicina veterinária. Além de profissionais do setor, o evento é procurado por pessoas de outras áreas que estão investindo em pecuária.
O curso, único do gênero no Brasil, tem duração de uma semana e será realizado em Uberaba, Triângulo Mineiro, entre os dias 21 e 25 de julho. Além das explicações técnicas sobre as características do Zebu, existem palestras sobre as raças zebuínas no contexto do agronegócio brasileiro, entre outros temas.
A grande procura pelo curso de Julgamento de Zebuínos fez com que a ABCZ realizasse o evento em outras cidades brasileiras. Na semana passada, o curso foi ministrado em Maringá (PR) para 60 pessoas. Entre os dias 26 e 28 de maio, jurados da ABCZ estarão em Belém do Pará (PA). Em julho, será a vez de Presidente Prudente (SP).
Fonte: Hoje em Dia/MG, adaptado por Equipe BeefPoint