O setor pecuário começa 2003 registrando bons números na comercialização internacional. Em fevereiro, o Brasil vai exportar carne bovina para a China. Será o primeiro embarque após a queda das barreiras sanitárias negociada em agosto do ano passado pelos dois governos. O valor exportado chega a US$ 1 milhão. Outro nicho de mercado que será explorado este ano será a venda de material genético zebuíno para outros países.
Nesse cenário positivo, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) irá realizar a 69a Exposição Internacional de Gado Zebu, a ExpoZebu 2003, que acontece de 1o a 13 de maio, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG). A exposição, considerada a grande vitrine da pecuária nacional, terá como tema “A genética zebuína rumo ao mercado internacional”.
Os números registrados durante a 68a edição da mostra comprovam o crescimento do segmento de genética bovina. No ano passado cerca de R$ 6 milhões foram comercializados pelas centrais de inseminação. Para receber visitantes do mundo inteiro, a ABCZ está implementando uma série de novidades que vão desde mudanças na estrutura do Parque Fernando Costa até alterações no regulamento da entidade para as provas de julgamento.
As inscrições de animais começam no dia 3 de fevereiro e vão até o dia 7 de março. Para receber os bovinos, três novos pavilhões estão sendo construídos no parque, além de um tatersal para realização de leilões e feiras, banheiro para público e vestiário para peões.
Para proporcionar manejo adequado, os pavilhões de animais foram projetados sem arestas ou parafusos, seguindo a linha atual da pecuária que prioriza o conforto ambiental. A mesma técnica foi usada nos pavilhões de recepção da ABCZ, construídos para a ExpoZebu 2002. Os tratadores também encontrarão novidades. As camas suspensas, estilo beliche japonês, criadas no ano passado para acomodá-los, deixam de ser instaladas nas laterais dos pavilhões e passam para a área central e em tamanho maior. Isso dará mais conforto na hora do descanso.
No dia 4 de maio, começam as provas de julgamento das raças zebuínas: Nelore, Indubrasil, Guzerá, Tabapuã, Nelore mocho, Gir, Gir mocho, Brahman, Cangaian e Sindi. Serão 39 remates oficializados pela ABCZ, três a mais que em 2002.
Informações adicionais sobre a ExpoZebu 2003 podem ser obtidas através do formulário abaixo.
Fonte: Assessoria de imprensa da ABCZ