Cai preço médio dos animais vendidos na Expozebu deste ano
9 de maio de 2002
Coréia do Sul abate mais 40 mil suínos devido à febre aftosa
13 de maio de 2002

ABCZ debate rastreabilidade em MG

Uma das questões mais discutidas entre os pecuaristas durante a Expozebu 2002 é a rastreabilidade. Os prazos estipulados para a adequação de todo o rebanho brasileiro aos critérios estabelecidos pelo Sisbov (Sistema Brasileiro de Identificação Bovina e Bubalina), têm sido criticados pelos criadores. A maioria acredita que as despesas com o processo vão recair apenas sobre o produtor.

A falta de informação sobre os critérios acaba gerando intranqüilidade. Alguns produtores que trabalham com a invernada, por exemplo, não sabem como proceder diante da certificação, já que adquirem os animais depois de nascidos. Esse problema parece ser simples, já que todo bovino ao nascer precisará ser identificado automaticamente. Mas, para o pecuarista, perguntas como essa precisam ser oficialmente respondidas para evitar mal entendidos.

Para o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), José Olavo Borges Mendes, essa questão deve ser amplamente discutida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Contudo, ele acredita que, depois que o processo de rastreabilidade for devidamente instalado no País e todas as dúvidas forem esclarecidas, essa poderá ser uma importante ferramenta na fiscalização do comércio pecuário entre todos os países. “Quando nós tivermos nossos animais rastreados poderemos fiscalizar melhor questões como a vacinação dos rebanhos, evitando a proliferação de doenças. Poderemos controlar com eficiência o que acontece com o rebanho brasileiro e certificar, ainda mais, a qualidade de nosso produto.”

Certificadora

Durante a inauguração da Expozebu 2002, o presidente da ABCZ conversou com o Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Marcus Vinícius Pratini de Morais, sobre a questão da ABCZ vir a ser uma certificadora.

De acordo com Mendes, durante seu discurso, o ministro garantiu estudar a proposta. Pratini disse que a ABCZ estaria dentro desse processo.

Fonte: Jornal Correio/ Uberlândia, MG – www.jornalcorreio.com.br/, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.