Mercado da carne bovina no atacado – 24/07/06
24 de julho de 2006
SP: Governo recua e revê decreto de reserva legal
26 de julho de 2006

ABCZ e Apex: convênio para promover o zebu no exterior

A Apex-Brasil (Agência de Promoção de Exportações e Investimentos) e a ABCZ assinam hoje um convênio que prevê investimentos de R$ 4,1 milhões em ações de divulgação e promoção de produtos e serviços relacionados às raças zebuínas, como sêmen e embriões, animais vivos, produtos veterinários, suplementação animal, sementes para pastagens, equipamentos agrícolas (implementos, currais, cochos e outros) e serviços de melhoramento genético. O objetivo é levar todo o pacote tecnológico da produção de zebu a pasto para os principais mercados mundiais.

A meta do projeto é que as empresas participantes exportem US$ 27,7 milhões por ano até o final de 2008. Isso será possível, principalmente, com a ampliação das ações que passam a contemplar outros produtos relacionados ao zebu, atendendo a uma demanda dos importadores.

Desde 2003 a APEX-Brasil e a ABCZ atuam para aumentar a exportação de material genético por meio do projeto Brazilian Cattle Genetics. Junto com o Mapa, o Brazilian Cattle Genetics já negociou a revisão de mais de 20 acordos sanitários. “Cada país faz um tipo de exigência técnica diferente e que, muitas vezes, inviabiliza o negócio economicamente. Mas temos conseguido avançar nessa área. Hoje, o Brasil já pode exportar para vários países”, diz o presidente da ABCZ, Orestes Prata Tibery Júnior. As informações são da ABCZ.

Os comentários estão encerrados.