A previsão da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) é de que o rebanho bovino da região Norte cresça em torno de 25% nos próximos oito anos contra a taxa de crescimento nacional de 10%.
Segundo estimativa do Anuário da Pecuária Brasileira, o número de cabeças em Rondônia, Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Tocantins e Roraima deve saltar dos atuais 25,5 milhões para 31,4 milhões em 2012. Ampliando sua área de atuação na região, a ABCZ irá inaugurar amanhã nova unidade no Acre.
Em 1994, o estado tinha pouco mais de 792 mil cabeças. Atualmente detém um rebanho de 1,254 milhão de animais. Para 2012 a estimativa é de que o rebanho atinja a marca de 1,8 milhão. Para atender os criadores acreanos, o presidente da ABCZ, José Olavo Borges Mendes, participará da inauguração do Escritório Técnico Regional (ETR) na capital Rio Branco.
A solenidade acontece às 19h e deve contar com a presença de dezenas de autoridades, dentre elas, o governador Jorge Viana, o secretário de Agropecuária do Estado, Mauro Jorge Ribeiro, o delegado federal da Agricultura, Francisco Gomes, e o presidente da Associação dos Criadores de Nelore do Acre, Túlio Lemos.
Com o novo escritório a ABCZ solidifica uma estrutura de atendimento que chega nas propriedades rurais de norte a sul do país. Agora, serão 21 ETRs em todo o Brasil, cinco associações filiadas e centenas de técnicos envolvidos na tarefa de melhorar a qualidade genética do rebanho brasileiro. “Anteriormente, os produtores contavam com o auxílio de um técnico autônomo. Agora, terão o apoio de dois técnicos para efetuar o Registro Genealógico de seus animais, além da assistência dos profissionais na hora de aplicarem as diversas ferramentas do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ)”, destaca Mendes.
O ETR do Acre funcionará no interior do Parque de Exposições Marechal Humberto Castelo Branco.
Fonte: Folha de Rondônia, adaptado por Equipe BeefPoint