O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), José Olavo Borges Mendes, enviou carta ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Marcus Vinícius Pratini de Moraes, solicitando que “providências urgentes sejam tomadas acerca de denúncias de que bovinos estariam sendo certificados nos currais dos frigoríficos brasileiros de forma irregular, burlando as determinações do Sistema Brasileiro de Identificação e Certificação de Origem Bovina e Bubalina (Sisbov)”.
A carta foi elaborada durante o 5º Congresso Brasileiro de Raças Zebuínas, realizado em Uberaba, Minas Gerais, e entregue ao secretário de Produção do Mapa, Pedro de Camargo Neto.
Fonte: Diário Popular/RS, adaptado por Equipe BeefPoint
0 Comments
Essa notícia é totalmente precedente, sendo que neste momento isto está acontecendo no Friboi de Barra do Garças, segundo eles com autorização do ministério.
Se persistir esta situação será a completa desmoralização do programa.
E os pecuaristas que acreditaram no governo, como ficam?
O processo de identificação e acompanhamento que proporciona a rastreabilidade é muito mais completo e complexo do que identificar (carimbar, chipar ou brincar) o animal para entregar a carne “certificada” aos crentes estrangeiros.
Para vender em moeda forte, a lei do Gérson entra em campo. Até certificar, os compradores do ME tendem a acreditar na idoneidade do processo, mas a marcação “nas coxas” pode ser um “tiro no pé”, daí advindo descrédito permanente, o que deixaria o mercado livre para concorrentes internacionais mais cuidadosos.