EUA: campanha de promoção da carne bovina no Japão conseguiu aumentar o consumo de carnes neste país
12 de abril de 2002
RS: Pampeano traz carne uruguaia
16 de abril de 2002

ABCZ prepara duas semanas de exposição de zebu

Duas semanas de exposição, cerca de 1.500 bovinos de pelo menos oito raças diferentes, 37 leilões de animais de alta qualidade, participação de duas dezenas de países de todos os continentes, shows com alguns dos mais importantes artistas da atualidade, presença de mais de uma centena de empresas de vários setores ligados ao meio rural, público estimado em 400 mil visitantes e negócios da ordem de R$ 50 milhões.

Estes são os principais números da 68a Exposição Internacional de Gado Zebu (ExpoZebu 2002), a maior exposição da pecuária brasileira e a maior de gado zebuíno no mundo, programada para o período de 1o a 13 de maio de 2002, em Uberaba (MG), uma realização da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).

A importância da ExpoZebu para a pecuária nacional também pode ser medida pela presença constante de autoridades, como o presidente da República, que tem na exposição a possibilidade de falar com a grande massa de criadores e empresas responsáveis pela força da atividade, que movimenta mais de US$ 25 bilhões anuais com a produção e comercialização de 7 milhões de toneladas de carne bovina, dos quais cerca de 11% são exportados para dezenas de países.

A implantação no Brasil do sistema de identificação animal, a chamada rastreabilidade, é outro tema que marcará a ExpoZebu 2002. A ABCZ pleiteia o seu credenciamento junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para se tornar uma certificadora do sistema. Durante o evento a discussão será intensificada.

Qualidade

Outro diferencial da ExpoZebu é a qualidade dos bovinos apresentados. A exposição deste ano receberá cerca de 1.500 dos melhores animais zebuínos do rebanho brasileiro (raças brahman, gir, gir mocho, guzerá, indubrasil, nelore, nelore mocho e tabapuã), estimado hoje em cerca de 165 milhões de cabeças. O gado zebuíno é o responsável direto pelo aumento das exportações de carne bovina nos últimos anos, especialmente em 2001, após o País obter o “atestado de qualidade” dos Estados Unidos, Canadá e União Européia como isento da doença da vaca louca e ser reconhecido como produtor da carne natural, já que o rebanho é comprovadamente alimentado por insumos de origem vegetal, especialmente capim, e está espalhado por todas as regiões do Brasil, suportando o calor, a geografia e demais condições adversas e produzindo carne vermelha da melhor qualidade.

Os julgamentos de animais representam a principal atração técnica da ExpoZebu para a ABCZ e o fator que consolidou a exposição como a maior do mundo em raças zebuínas. Os julgamentos apontam os animais com maior funcionalidade, aqueles que demonstram melhor relação entre o ganho de peso e a idade, além da performance reprodutiva. Um prêmio na ExpoZebu representa a garantia de um animal rigorosamente testado na entrada da exposição e, também, avaliado por alguns dos maiores especialistas em julgamento de raças zebuínas do Brasil.

Essa avaliação é fundamental para a evolução produtiva e reprodutiva da pecuária brasileira já que os animais premiados tornam-se base para a formação e aprimoramento de rebanhos em todo o País, multiplicando a genética de alta qualidade. Como resultado, as próximas gerações de animais, filhos dos grandes vencedores da ExpoZebu, apresentam melhor ganho de peso, fertilidade e precocidade sexual e outros indicadores fundamentais para a contínua evolução da pecuária nacional.

A ExpoZebu é visitada anualmente por dezenas de empresários, criadores e diplomatas do mundo todo. Em 2001, foram 126 participantes de 17 países, especialmente da América Latina, Estados Unidos, Canadá, Europa, Ásia e Oceania.

Inscrições

A julgar pelo número de inscrições de animais feitas para a ExpoZebu 2002, esta deve ser uma das maiores exposições de todos os tempos. Isso porque as inscrições já superam, em cerca de 10%, as obtidas na edição do ano passado. E os números tendem a aumentar, já que nem todas as inscrições feitas por depósito foram computadas, informa a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), entidade promotora do evento.

Até o momento, 1.639 animais passarão pela apreciação minuciosa dos jurados da ABCZ. Desse número, 758 são da raça nelore, 230 nelore mocha, 144 gir, 33 gir mocha, 168 guzerá, 14 indubrasil, 165 tabapuã, 101 da raça brahman. Para o concurso leiteiro foram feitas 26 inscrições.

Fonte: Jornal Correio, Uberlândia/ MG – www.jornalcorreio.com.br adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.