A exemplo de diversos segmentos da economia nacional, os criadores de Zebu também estão se mobilizando para colaborar com o programa de combate à fome do governo federal, o Fome Zero.
Numa iniciativa ousada, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), em conjunto com as maiores lideranças da pecuária brasileira, estará realizando um mega evento de gado de elite (animais vivos e material genético), onde o faturamento será totalmente revertido para a iniciativa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Serão ofertados dezenas de lotes com o que há de mais apurado atualmente na genética zebuína. Para o presidente da ABCZ, José Olavo Borges Mendes, a meta é comercializar em torno de R$ 1 milhão. O leilão será realizado no Centro de Eventos ABCZ, em Uberaba (MG), na segunda quinzena do mês de abril.
“Vamos reunir os maiores selecionadores de Zebu do país num leilão em que será colocado à venda animais, embriões e sêmen de alta qualidade”, disse José Olavo, idealizador do evento. “Temos que dar a nossa parcela de contribuição nesse programa, e não vamos medir esforços para atingir nossas expectativas”.
Para a empreitada, o presidente da ABCZ vai contar, ainda, com a parceria de uma das maiores firmas leiloeiras do país: a Programa Leilões; além do Canal do Boi e da ABCZ Leilões.
“O valor arrecadado no evento será entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em maio, no palanque oficial da ExpoZebu”, informou José Olavo, ao ressaltar que a ação da ABCZ contra a fome não vai se restringir só a esse leilão. “Estamos com vários projetos que certamente vão ser uma alavanca para o Fome Zero”, completou o presidente da entidade.
Fonte: Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (por Luciano Bitencourt)