A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) passa a ser comandada a partir de 31/08 por um novo presidente. O pecuarista e empresário, Orestes Prata Tibery Júnior, tomou posse dia 30/08 durante concorrida cerimônia, que pode ser acompanhada ao vivo em todo o Brasil pelo Canal Rural. Realizado no Centro de Eventos Rômulo Kardec de Camargos, em Uberaba (MG), o evento contou com a presença de diversas autoridades nacionais, como os senadores Ramez Tebet (PMDB), Eduardo Azeredo (PSDB), Delcídio Amaral (PT) e Aelton Freitas (PL), o secretário de Estado de Desenvolvimento Social e Esportes de Minas Gerais, Marcos Montes, o prefeito de Uberaba, Odo Adão. Orestes foi eleito sem disputa de chapas no último dia 12 de agosto com mais de 1,1 mil votos válidos.
Uma das prioridades da nova diretoria, que estará à frente da ABCZ até agosto de 2007, será a área técnica. Hoje, a entidade disponibiliza para os produtores rurais diversos serviços voltados para melhorar a qualidade genética do rebanho brasileiro. O banco de dados da associação é um dos maiores do mundo no gênero com mais de seis milhões de pesagens e quase sete milhões de registros genealógicos. “Queremos o associado cada vez mais próximo do dia a dia da associação, participando efetivamente dos estudos dos setores técnicos no trabalho de melhoramento genético, na regulamentação das exposições e em todas as atividades da casa”, enfatizou Orestes durante seu discurso de posse. A ABCZ tem cerca de 15 mil associados em todo o país e também no exterior.
A relação entre pecuaristas e o setor frigorífico também será um dos objetos da nova diretoria. “Estaremos empenhados em sensibilizar o setor frigorífico para a necessidade urgente do estabelecimento de uma relação mais justa com os produtores. Urge que os produtores, sejam melhor remunerados pelos frigoríficos, e que sejam praticados preços diferenciados para os animais precoces, o que seria um estímulo para o investimento em bons reprodutores”, destacou o presidente da ABCZ. Segundo ele, é inaceitável que na atualidade, onde todos os tipos de recursos e materiais são aproveitáveis e adquirem valor, o criador não ganhe nada com o couro, um produto altamente valorizado.
Fonte: Assessoria de imprensa da ABCZ