A Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) apresentou ontem (06) a programação da raça para a Expointer. A presidente da entidade, Greice Martins, destacou o julgamento de progênie de rústicos, que acontece no dia 28, a partir das 9h, na Pista J, em Esteio. O objetivo é premiar animais que se destacaram pelo que produziram e não pelo próprio fenótipo. A avaliação será feita a partir de duas crias dos exemplares participantes do julgamento, levando-se em conta as DEPs e o fenótipo. Participam machos e fêmeas.
A estimativa é que sejam inscritos 120 rústicos. No ano passado, foi registrada a presença de 86. O remate do gado a brete está marcado para às 14h, também no dia 28, na pista J, do Parque Assis Brasil.
Dentre os bovinos a galpão, cujo julgamento morfológico acontece na terça-feira, dia 27, a partir das 10h na pista 4, estão inscritos 32 machos e fêmeas da raça Hereford e 33 da Braford.
A cerimônia de encerramento do Programa de Qualidade Total no Campo, projeto realizado pela ABHB em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, terá início às 17h de quarta-feira, dia 28. “A qualidade, que só havia no comércio e nos frigoríficos, foi levada também para as propriedades”, analisou Greice. A carne produzida dentro dos critérios de qualidade total recebe o selo Carnes Certificadas Pampa, que hoje reúne 92 produtores em todo o Brasil. A produção mensal é de 600 toneladas, das quais 80% são exportadas à Suécia.
Fonte: Correio do Povo/RS, adaptado por Equipe BeefPoint