Os Estados Unidos devem voltar a importar carne bovina industrializada brasileira em outubro. A expectativa foi manifestada pelo presidente da Associação Brasileira da Indústria Exportadora de Carne Bovina (Abiec), Roberto Gianetti da Fonseca.
Os Estados Unidos devem voltar a importar carne bovina industrializada brasileira em outubro. A expectativa foi manifestada pelo presidente da Associação Brasileira da Indústria Exportadora de Carne Bovina (Abiec), Roberto Gianetti da Fonseca, nesta quinta, dia 4, em entrevista ao programa Mercado e Companhia, do Canal Rural.
“A fiscalização dos Estados Unidos para a carne industrial está sendo concluída, em princípio, com boas informações” – disse Gianetti, direto de Esteio (RS), onde participa da Expointer.
O comércio entre os dois países foi interrompido em agosto, por causa de uma decisão do governo americano, que suspendeu as habilitações de dois frigoríficos brasileiros. O argumento foi o de que há divergências nos sistemas de auditoria de unidades produtivas.
De forma preventiva, a indústria brasileira de carne decidiu interromper os embarques até que as divergências fossem superadas, conforme havia confirmado o próprio presidente da Abiec. Gianetti argumentou que a medida visava evitar que toda a indústria frigorífica fosse embargada.
Na tentativa de resolver a situação, o secretário de Defesa Agropecuária, Inácio Kroetz, foi para os Estados Unidos, onde conversou com autoridades do Departamento de Agricultura (USDA). A expectativa inicial do secretário era de que já no início deste mês os negócios fossem normalizados, o que acabou não ocorrendo.
Chile
Roberto Gianetti da Fonseca disse também que o Chile pode liberar o mercado para a carne bovina em outubro, a exemplo do que já fez com a carne suína. O presidente da Abiec disse que participou de reuniões com o governo chileno, em que foi exigida a fiscalização.
A reportagem é do Canal Rural, resumida e adaptada por Equipe BeefPoint.