Mesmo sob o embargo da Rússia, as exportações brasileiras de carne bovina (in natura, industrializada e miúdos) em fevereiro cresceram 27,03% em receita cambial e 28,10% em volume, se compararmos o mesmo período de 2004. No mês passado, a receita cambial foi de US$ 189,3 milhões e o volume exportado foi 153,4 mil toneladas. Com o embargo, as exportações para a Rússia, que em fevereiro só estavam liberadas para o Estado de Santa Catarina, caíram 52% em receita cambial e 62% em volume. No dia 02 de março os russos suspenderam o embargo. Segundo o diretor executivo da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), Antônio Jorge Camardelli, com o fim do embargo os frigoríficos começaram a produzir imediatamente e os embarques devem voltar ao normal a partir desta semana.
No acumulado do ano, a receita cambial atingiu US$ 381,3 milhões, o que significa um crescimento de 28,6% em relação ao mês de fevereiro de 2004. Já em volume o resultado do primeiro bimestre foi de 314 mil toneladas, 29% maior do que o volume exportado em igual período no ano passado. No acumulado dos últimos doze meses (março de 2004 a fevereiro de 2005) a receita cambial atingiu US$ 2,6 bilhões o que representa um aumento sobre o período anterior, março de 2003 a fevereiro de 2004, de 59,7 %. Com relação ao volume, o resultado dos últimos doze meses foi de dois milhões de toneladas, um crescimento de 45,3% sobre o período anterior.
O crescimento das exportações para mercados recentemente abertos tem sido o destaque nos últimos meses. Em fevereiro foi a vez da Bulgária que comprou cinco mil toneladas de carne e gerou uma receita cambial para o Brasil de US$ 5,2 milhões. Se compararmos estes resultados com os do mesmo período do ano passado, notamos que o crescimento nas exportações para Bulgária foi líder isolado em fevereiro, 1.578,9% em receita cambial e 1.620,8% em volume. Outro destaque foi a Argélia, cujo crescimento em receita cambial foi de 816%.
O crescimento das exportações de carne em mercados novos é reflexo do resultado positivo das ações de promoção realizada pela Abiec naqueles países. Para o ano de 2005 a Abiec pretende realizar dois workshops, um na embaixada brasileira do Egito e outro na Bulgária. O formato dos workshops permite uma aproximação de potenciais compradores, autoridades sanitária e política do país e os representantes de frigoríficos brasileiros.
Fonte: Abiec