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22 de abril de 2013
Atacado – 22-04-2013
22 de abril de 2013

ABIEC: exportações de carne bovina cresceram 26,3% no 1º trimestre de 2013

As exportações de carne bovina do Brasil cresceram 26,3% no primeiro trimestre de 2013, comparando ao mesmo período de 2012, alcançando 326,6 mil toneladas. O faturamento no acumulado de 2013 chegou a US$1,45 bilhão, um resultado 18,6% acima de 2012. Os maiores mercados da carne brasileira aumentaram suas compras este ano.

As exportações de carne bovina do Brasil cresceram 26,3% no primeiro trimestre de 2013, comparando ao mesmo período de 2012, alcançando 326,6 mil toneladas.

O faturamento no acumulado de 2013 chegou a US$1,45 bilhão, um resultado 18,6% acima de 2012. Os maiores mercados da carne brasileira aumentaram suas compras este ano.

Hong Kong foi o destino da maior parte das exportações, com incremento de 50% nas compras na comparação com 2012. O faturamento com as exportações para Hong Kong alcançou US$317,6 milhões e o volume atingiu 80,3 mil toneladas, o maior resultado da história. Houve também aumento no preço médio, devido a maior participação da carne in natura no total exportado.

A Rússia, que passou para a segunda posição no ranking dos mercados no acumulado de janeiro a março de 2013, também aumentou a compra de carne brasileira. Houve aumento de 11% no faturamento (US$293 milhões) e 23% no volume (74 mil toneladas).

A União Europeia, terceiro maior destino da carne brasileira, também aumentou as suas compras no primeiro trimestre de 2013. O volume aumentou 40%, chegando a 30,4 mil toneladas. Já o faturamento cresceu um pouco menos, 25%, em função da diminuição no preço médio.

O total de carne exportado para a Venezuela aumentou 75% frente aos resultados do primeiro trimestre de 2012, totalizando 36 mil toneladas. Em faturamento, a venda de carne bovina para a Venezuela rendeu ao Brasil US$191 milhões, registrando aumento de 82% na comparação com os resultados de 2012.

Também merece destaque a exportação para o Chile (crescimento de 30% em faturamento), Irã (aumento de 117% no faturamento), Israel, Emirados Árabes, entre outros.

Fonte: ABIEC, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint

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