PR: Mapa confirma seis novos focos de febre aftosa
20 de fevereiro de 2006
Gabriel Maciel pode deixar a SDA
22 de fevereiro de 2006

Abiec justifica aumento de embarques para a Rússia

O aumento de 91,5% do volume embarcado de carne bovina brasileira para a Rússia em janeiro em relação a dezembro, chegando a 35,296 mil toneladas, é visto como natural pelo diretor-executivo da Abiec, Antonio Camardelli. Na comparação dos dois períodos, a receita cresceu 82,8%, para US$ 45,38 milhões.

“Com a ausência dos outros estados exportadores do mercado, Rondônia, Tocantins e Espírito Santo, que geralmente são menos competitivos por questões logísticas, direcionaram seus embarques, para a Rússia, principalmente de dianteiro”, explicou o diretor executivo da Abiec, Antonio Camardelli. O embargo de países à carne de todo o Brasil também acabou facilitando o aumento de embarques para a Rússia, segundo ele.

Considerando essas possibilidades, a Abiec nega a existência de pagamento de propina por seus associados para exportação de carne para a Rússia. “O próprio Ministério da Agricultura brasileiro soltou circular com data-limite para o embarque da carne produzida até 12 de dezembro”, destacou em matéria de Chiara Quintão para a Gazeta Mercantil.

Os comentários estão encerrados.