O presidente da Abiec, Marcus Vinícius Pratini de Moraes, disse ontem que as exportações brasileiras de carnes devem atingir US$ 3 bilhões neste ano. Ele afirmou que os produtores estão trabalhando para melhorar os preços em dólar, ”que é o grande inimigo do agronegócio brasileiro”.
No ano passado, segundo ele, o setor exportou US$ 2,5 bilhões, que representaram 1,7 milhão de toneladas em equivalente carcaça. Pratini ressaltou, entretanto, que o Brasil tem que estar preparado para os desafios e as negociações de comércio internacional. ”Não devemos nos assustar, devemos fazer o dever de casa bem feito, alocando os recursos para sanidade e agir lá fora sem misturar política com ideologia”.
O ex-ministro criticou o contingenciamento de verbas para a Defesa Sanitária, afirmando que ”não é possível que o maior exportador mundial de carne tenha uma verba ridícula para a área de sanidade animal”.
Esses investimentos, diz ele, não beneficiam apenas as exportações do produto, mas seriam uma forma de garantir respeito aos consumidores internos que consomem 80% da carne brasileira.
Fonte: Agência Estado (por Raquel Massote), adaptado por Equipe BeefPoint