A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) pretende investir pesado em marketing para ganhar terreno nas exportações. “Vamos ampliar nossa ação de marketing, tanto para novos mercados quanto para mercados tradicionais”, disse o presidente da associação e ex-ministro da Agricultura, Marcus Vinicius Pratini de Moraes, ao deixar o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), onde se reuniu com o ministro Luiz Fernando Furlan e com o secretário-executivo da Câmara de Comércio Exterior (Camex), Mario Mugnaini Jr.
Segundo Pratini de Moraes, os investimentos em marketing terão o apoio do ministério por meio da Agência de Promoção de Exportações (Apex), que deverá ajudar na prospecção e definição de mercados.
Ele disse que os mercados prioritários serão do sudeste asiático, do leste europeu e, também, os já tradicionais países da Europa Ocidental. O marketing reforçará, de acordo com Pratini de Moraes, que a carne bovina brasileira é de animais criados a pasto, orgânico, livre do mal da “vaca louca”. Hoje, o Brasil exporta carne bovina para 104 países.
O ex-ministro não fez, no entanto, projeção de quanto as exportações de carne poderão crescer neste ano em relação a 2003. No ano passado, as exportações de todos os tipos de carne do País somaram US$ 1,510 bilhão, ante US$ 1,086 bilhão em 2002.
Índia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva revogou ontem o decreto que proíbe a importação de embriões bovinos da Índia, em vigor há cerca de quatro anos, em função de doenças transmissíveis e parasitárias não existentes no Brasil.
Fonte: Jornal do Comércio/RJ, adaptado por Equipe BeefPoint