A Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs) projeta para 2014 produção de 3,48 milhões de toneladas, crescimento médio de 1% em relação a 2013, e exportação de 590 mil toneladas, elevação de 15,7% na comparação com 510 mil toneladas, volume estimado para este ano.
A previsão é de alojamentos estáveis de matrizes, carcaças com peso maior e recuperação da produtividade. O potencial de consumo doméstico, em 2014, deverá ficar estável em 15 kg per capita. Como a disponibilidade interna permanecerá abaixo desse potencial, os preços no mercado interno deverão continuar firmes, remunerando toda a cadeia, diz Jurandir Soares Machado, diretor de mercado interno da Abipecs.
A demanda externa continuará aquecida, prevê o presidente da entidade, Rui Eduardo Saldanha Vargas. Ele menciona os fatores positivos que deverão concorrer para o crescimento das vendas externas: maior demanda por parte do Japão, perspectiva de reabertura do mercado da África do Sul, abertura do mercado da Coreia do Sul, manutenção dos mercados da Rússia e da Ucrânia, e aquecimento do mercado chinês.
Fonte: Abipecs, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.