O Brasil embarcou para a Ucrânia 8,7 mil toneladas de carne suína para o país em fevereiro, último mês de exportações regulares. Até então, a Ucrânia era o principal comprador da carne suína brasileira.
A Ucrânia voltou a autorizar empresas brasileiras a exportar carne suína, afirmou o presidente da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína, Rui Vargas. Segundo Vargas, alguns compradores da Ucrânia habilitaram cinco estabelecimentos a exportar.
Segundo informações da Abipecs, o Brasil embarcou para a Ucrânia 8,7 mil toneladas de carne suína para o país em fevereiro, último mês de exportações regulares. Até então, a Ucrânia era o principal comprador da carne suína brasileira. O veto ucraniano à carne suína do Brasil aconteceu em março, devido à detecção da bactéria listeria em lotes de carne suína enviados ao país europeu.
O embargo ucraniano fez as exportações brasileiras despencarem. Em maio, as vendas externas de carne suína caíram quase 18% em maio. No acumulado do ano até maio, a retração dos embarques foi de 57%, informou a Abipecs.
Fonte: jornal Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.