O primeiro banco de dados de bovinos enquadrados na categoria de novilhos precoces (abatidos até os 24 meses de idade) no Brasil já está sendo elaborado e é a grande meta da Associação Brasileira do Novilho Precoce (ABNP) em 2004. Além desse levantamento inédito sobre a pecuária nacional, a entidade também prioriza a formação de núcleos regionais para fortalecer a pecuária moderna, que objetiva a alta produtividade e carne bovina de qualidade.
“O banco de dados funcionará como uma ferramenta no mapeamento das regiões produtoras de novilho precoce, identificando os potenciais fornecedores e as regiões mais propícias para produção e comercialização desse tipo de animal. Nosso objetivo é obter informações sobre a produção de novilho precoce no Brasil para ser usado em ações comerciais na cadeia produtiva, pesquisa e tomada de decisões da associação, trazendo os benefícios aos sócios e ao setor produtivo, com foco no produtor de carne” diz André Galassi, gerente técnico da ABNP.
De um lado, estará o respaldo de um banco de dados que reunirá a escala de produção de cada raça associada à ABNP e a genética utilizada, entre outros itens, o que permitirá a elaboração de programas de controle e de produção. Por outro lado, estarão os núcleos regionais do novilho precoce, permitindo a unificação do discurso da ABNP e a padronização das normas e do foco da entidade, voltado para o fortalecimento do cruzamento industrial.
“O novilho precoce, produzido através da utilização de cruzamentos direcionados com as raças européias e zebuínas adequadas, possibilitará ao Brasil consolidar a posição de maior fornecedor mundial de carne de qualidade E esse é o caminho para a pecuária de corte moderna, que produz a carne que satisfaz as exigências do mercado externo e interno”, afirma Constantino Ajimasto, presidente da ABNP.
Para maiores informações entre em contato com a ABNP, através do fone (16) 3911-5923 ou e-mail novilhoprecoce@terra.com.Br, ou diretamente com a comissão técnica, tirando suas dúvidas e dando as sugestões, com André Galassi pelo fone (34) 9979-7279 ou e-mail agalassi@celeres.com.Br.
Fonte: Assessoria de imprensa da ABNP, adaptado por Equipe BeefPoint