No dia 19 de julho, a ABNT apresentou a norma para representantes da cadeia produtiva de alimentos, durante almoço na Fispal Food Service - 22ª Feira Internacional de Produtos e Serviços para Alimentação, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.
A Associação Brasileira de Normas Técnicas realizou no dia 28 de julho o lançamento técnico da norma ABNT NBR ISO 22000 – Sistemas de gestão da segurança de alimentos – Requisitos para qualquer organização na cadeia produtiva de alimentos. O evento aconteceu às 10 horas, nas instalações da ABNT em São Paulo.
No dia 19 de julho, a ABNT apresentou a norma para representantes da cadeia produtiva de alimentos, durante almoço na Fispal Food Service – 22ª Feira Internacional de Produtos e Serviços para Alimentação, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.
O encontro foi conduzido pelo presidente Pedro Buzatto Costa que recebeu, entre outros convidados, o Secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Alberto Macedo.
A nova norma tem o objetivo de auxiliar as organizações integrantes da cadeia produtiva de alimentos no gerenciamento de processos seguros, evitando que as contaminações, cada vez mais freqüentes, cheguem até o consumidor final. É tradução idêntica da ISO 22000 e foi elaborada por uma comissão especial formada por representantes de toda a cadeia produtiva.
Com amplo espectro, a ABNT NBR ISO 22000 abrange desde os fabricantes de alimentos para animais e produtores primários, até processadores de alimentos para consumo humano, operadores de transporte e estocagem, distribuidores varejistas e serviços de alimentação, incluindo organizações inter-relacionadas, tais como fabricantes de equipamentos, materiais de embalagem, produtos de limpeza, aditivos e ingredientes. As informações são da ABNT.